22/11/2015

.


ESTE MÊS NA
"EXAME INFORMÁTICA"
Fita ajuda cegos a detetarem obstáculos

A Sentiri dá feedback háptico para ajudar as pessoas que não conseguem ver a desviarem-se de obstáculos, sendo que também pode ser conectada a um smartphone para tirar proveito do Google Maps e definir um trajeto seguro.

Criada pela empresa Chaotic Moon, a Sentiri é uma fita para a cabeça equipada com sensores que ajuda as pessoas impossibilitadas de ver a andar sem bater obstáculos graças a feedback háptico. O dispositivo recorre a infravermelhos para detetar objetos e possui vários níveis de vibração que ajudam o utilizador a conseguir contornar os obstáculos que vão aparecendo pelo caminho.


A Sentiri pode ser conectada a um smartphone e tirar partido de uma aplicação como o Google Maps para se definir um trajeto em que a tecnologia, teoricamente, consegue levar em segurança uma pessoa do ponto A ao ponto B, revela o Engadget.

Apesar da Sentiri ter sido pensada para cegos, a Chaotic Moon prevê que, no futuro, ela também possa ser usada para fins militares. Contudo, a empresa ainda não tem prevista a data de lançamento nem o preço deste dispositivo.

* É o primeiro objectivo da ciência, fazer bem!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário