01/11/2015

.


O QUE NÓS

  "ABANÁMOS"!


Tsunami de 1964
Criado pelo maior sismo alguma vez registado 
(magnitude 9,2 no Alaska - EUA)



Prince William Sound, no Alasca, perto da cidade de Valdez. Um dos maiores terremotos já registado por instrumentos (e o maior de sempre nos Estados Unidos) atingiu centro-sul do Alasca em 27 de Março 1964 (horário local).

Este terremoto de magnitude 9,2 (escala de Richter) gerou um tsunami que matou 131 pessoas no Alasca e na Califórnia e danificou propriedades no Alaska, na British Columbia, no Oregon e Havai.

Neste sismo o chão soltou-se, dobrou-se e agitou-se
Com duração de 3 minutos (algo que não quero nem pensar sobre), a magnitude 9,2 terremoto é o segundo maior já registrado. Quando tudo tinha resolvido, 131 pessoas foram mortas . A maioria, incluindo 11 pessoas em Crescent City, na Califórnia, foram mortos por tsunamis do terremoto enviados cair em terra ao longo da borda norte do Oceano Pacífico. Da Ásia à América do Sul, litoral foram inundadas pelas ondas que vieram do Alasca. Em Valdez Inlet, as ondas atingiram alturas superiores a 60 metros. A animação acima mostra como estas ondas podem ter viajado mais de 20 horas a partir de seu epicentro para terras tão distantes como o norte do Chile.

A animação mostra como o tsunami possivelmente se propagou no Oceano Pacífico há 50 anos atrás, num período de 20 horas. Trata-se de um "mapa energético", mostrando as alturas máximas previstas de ondas do tsunami em mar aberto seguido pelo deflagrar do tsunami nas linhas de costa . Como resposta a este evento o governo dos Estados Unidos criou um segundo centro de alerta de tsunami em 1967, o Centro de Alerta de Tsunami do Alasca - agora chamado de Centro de Alerta de Tsunami Nacional - para ajudar a mitigar as ameaças futuras de tsunami para o Alasca, Canadá e o continente dos EUA.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário