20/10/2015

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Polícias cobram 75€ 
por inspeção de carro 

Carros com anomalias eram aprovados

O papel dos dois agentes da PSP que foram detidos na semana passada por corrupção passiva era o de encaminharem condutores para determinados centros de inspeção automóvel onde havia desde logo a garantia de que o carro passaria na inspeção. Em troca, os agentes recebiam 75 € por cada carro – prometendo que os automóveis em causa não seriam depois alvo de fiscalizações de trânsito. Os agentes foram detidos e levados a juiz. Ficaram em liberdade a aguardar julgamento, estando indiciados por crimes de corrupção passiva, abuso de poder e favorecimento pessoal. 
.
Um dos agentes trabalha na Direção Nacional da PSP e o outro no Comando Metropolitano de Lisboa. Não estão para já suspensos de funções. 

Além dos dois agentes, foi detido um inspetor que tinha como objetivo aprovar os carros que não cumpriam os requisitos legais e ainda emitia um certificado falso de aprovação do automóvel. As contrapartidas eram menores do que as dos agentes da PSP: entre os 20 e os 50 euros. A este inspetor é ainda imputado o crime de falsificação de documento. 

Os crimes ocorreram entre os meses de junho de 2014 e este mês. A detenção dos dois agentes e do inspetor foi feita há uma semana por colegas da Divisão de Investigação Criminal da PSP. Foram feitas buscas domiciliárias, a dois centros de inspeção e ainda a uma oficina. Um dos centros é o CIMA no Poço do Bispo, em Lisboa. 

* Dois agentes não representam nada mas este tipo de pequenos crimes tem vindo a aumentar entre elementos das forças de segurança, nada comparável às burlas da classe séria dos banqueiros ou do assalto através de taxas e comissões que os bancos praticam.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário