21/10/2015

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HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Um Huawei no pulso

As críticas são unânimes: desde o lançamento do Huawei Watch que o relógio da Apple passou a ter um rival à altura. Isto deve-se, em parte, à prioridade que as duas companhias deram - ou melhor, conseguiram efectivamente colocar - no lado estético do produto e não apenas nas funcionalidades. Talvez por isso ambos tenham apenas o nome da marca seguido da palavra ‘watch', em vez de um qualquer modelo difícil de memorizar. 
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No caso da Huawei, essa aposta passou por adoptar uma estética marcadamente clássica da relojoaria, com o formato redondo e a utilização de matérias ‘premium' no fabrico, das braceletes em metal ao vidro de cristal de safira. A própria bracelete em pele tem bastante qualidade, embora seja a mais fraca. O resultado deste cuidado acrescido torna-se evidente no pulso.

Em consonância, a marca chinesa chamou também um dos mais respeitados fotógrafos da actualidade para assinar a campanha de marketing. Mario Testino, o peruano famoso pelos seus editorias de moda nas principais revistas mundiais, pelos 16 livros de fotografia publicados, incontáveis exposições e também por ser o fotógrafo preferido da realeza europeia. Este retratou quase todas as casas reais do continente e são suas as melhores fotografias da princesa Diana, que tanto fizeram pela sua (boa) imagem. São suas, também, as fotografias oficiais da realeza britânica após o baptismo do último príncipe a nascer.

Testino escolheu para esta campanha dois muito conhecidos - e jovens - modelos, Karlie Kloss e Sean O'Pry, com o objectivo de apelar a uma geração de ávidos consumidores, de tecnologia mas também de moda. Foi precisamente isso que ambos referiram quando perguntados sobre o que mais os atraiu nesta campanha. "A moda e a tecnologia desempenham um papel importante na minha vida, e eu estou entusiasmada para ver esses dois mundos juntos com o relógio", disse Karlie Kloss, enquanto Sean O'Pry acrescentava "é o primeiro ‘smartwatch' com design clássico que liga com o mundo conectado, associando moda e tecnologia".

Mas foi Testino quem melhor resumiu a questão: "Na maioria das vezes, a velocidade que a tecnologia assume não está lado a lado com a estética e é por isso que eu acho que a Huawei tem sido tão inteligente na incorporação de ambas".
Verdade, seja ou não adepto deste tipo de produtos.

* Na guerra das marcas paga o pateta do comprador fashion/compulsivo.

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