12/10/2015

ANA SOUSA DIAS

.






Se o mundo acabou, 
não leia esta crónica

Se está a ler este texto, o mundo não acabou hoje ou, pelo menos, ainda não acabou. É verdade que esteve para acabar há uma semana, naquele dia da lua de sangue com eclipse. O apocalipse está a fazer-se difícil e ainda bem, porque tenho muitas coisas para fazer. Já esteve anunciado tantas vezes que um dia o mundo vai mesmo acabar e não tomámos as medidas adequadas e derradeiras. Ele foi na passagem do século XIX para o XX, foi na(s) passagem(ns) do cometa Halley, foi na dobra do milénio, foi a 11 de maio de 2011, foi a 27 de setembro, o do eclipse da lua vermelha. Mas afinal é hoje. Como estou a escrever na terça-feira, pode ser que esteja a errar redondamente ao dizer que o mundo não acabou, mas não vai haver ninguém para me acusar de dizer falsidades. A menos que sobreviva alguém num bunker à prova de fogo (desta vez o fim do mundo é com fogo), daqueles com muitas reservas de água potável e latas de conservas. Acho que não fui escolhida para sobreviver, ninguém me falou nisso.

Até há poucos minutos, eu não sabia sequer que estava previsto não haver amanhã. Tenho a agradecer ao Facebook, no qual alguém pôs um link para o confiável jornal britânico The Guardian, entre as cinco dicas para ter as panelas a brilhar como se fossem novas e a notícia de que o Irão talvez boicote a Feira do Livro de Frankfurt se for inaugurada por Salman Rushdie. O mundo não vai simplesmente acabar, a coisa é mais radical: será totalmente aniquilado. Isto diz um grupo chamado eBible Fellowship, liderado por Chris McCann, um homem de certezas, que à cautela diz que "there" s a strong likelihood that it will happen", deixando uma porta aberta: "O que significa que há uma improvável possibilidade de que não aconteça." Como é norte-americano, está a precaver-se contra futuros processos judiciais e consequentes indemnizações. De resto, diz ainda o The Guardian, Chris tem na próxima semana três aniversários familiares e não negligenciou planos para festejá-los.

No site do eBible Fellowship pode ler-se a explicação do próprio nome. Começando pelo "e": "Acreditamos que o Senhor usou o meio eletrónico (rádio, internet, etc.) como uma tremenda forma de salvar uma grande quantidade de pessoas fora das igrejas e das congregações do mundo." OK. Vou antes ver qual é a previsão do Instituto do Ar e da Atmosfera para amanhã. Céu com períodos muito nublados, vento fraco durante a manhã; céu pouco nublado, vento moderado, a partir do meio-dia. Boa, não preciso do chapéu-de-chuva.

Ora esta, a televisão está a mostrar cosmonautas russos a fazer acrobacias circenses numa estação espacial. Estarão a comemorar o apocalipse? Now?

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
07/10/15


.

Sem comentários:

Enviar um comentário