27/08/2015

.


627
Senso d'hoje

ENRIQUE ROJAS
PROFESSOR CATEDRÁTICO DE
PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA
MÉDICA - ESPANHOL
EM QUE SOCIEDADE SE VIVE

"Hoje em dia, o primeiro objetivo de um jovem que atinge a idade adulta é um projeto de trabalho, o afetivo vem em segundo lugar. E mesmo esse desliza para um certo consumo de contacto físico e pouco mais, o que produz um alto nível de superficialidade. Nunca houve tanta informação sobre a afetividade como agora, e no entanto as pessoas parecem mais perdidas do que nunca. O meu conselho é que se trabalhe a chamada inteligência instrumental, muito em voga entre psiquiatras e psicólogos, que consiste em quatro aspectos: ordem na cabeça, na vida e em casa, de modo a saber o que priorizar; constância a perseguir os objetivos com tenacidade e realismo; vontade firme de querer algo e ir à luta; e motivação para crescer com as dificuldades da vida, sem nunca perder de vista a meta. São essas as joias da coroa de qualquer conduta."

"Manter um projeto de vida coerente e realista, assente em quatro grandes pilares que são o amor, o trabalho, a cultura, a amizade. E temperar tudo com uma vontade forte para não sermos vítimas de quebras de ânimo permanentes. Há quem necessite constantemente da aprovação de terceiros, mas ninguém de fora pode confirmar o nosso próprio valor. Se olharmos em volta, vemos que as pessoas mais populares são justamente as que não tentam adaptar-se a ninguém nem parecer o que não são, agindo com amabilidade e naturalidade diante dos outros."

"Ser feliz é gozar bem a vida"

* Excertos de notável entrevista ao "NOTÍCIAS MAGAZINE" 

** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário