23/06/2015

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HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"

News Lab, o ‘laboratório’ 
do Google para jornalistas

O Google quer ter uma palavra a dizer no futuro do jornalismo e é neste contexto que anuncia a criação do News Lab, uma plataforma para jornalistas.
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A aposta do Google com a nova plataforma News Lab assenta em três vectores: dar a conhecer as ferramentas que a empresa dispõe e formar os media para que possam tirar partido destas, disponibilizar dados do Google para permitir às redacções ter e oferecer uma visão única sobre os temas que marcam a actualidade e, por fim, desenvolver programas específicos para a indústria da informação.
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GRANDE AJUDA!!!

" (…) Queremos ajudar a garantir que a inovação conduz a um mundo mais informado e mais democrático", pode ler-se no blog do Google, onde foi anunciado o lançamento do News Lab.

Desde o Mapas ao YouTube, passando pelo Google Earth, a empresa destaca as ferramentas que estão disponíveis actualmente e salienta que através da nova plataforma "jornalistas de todo o mundo podem aceder a tutoriais destes produtos, criados especificamente para as redacções". A ideia é conseguir que estes tirem partido do potencial das ferramentas do Google no seu dia-a-dia.

"À medida que o Google for criando novos produtos que ajudem os jornalistas, vamos actualizando este recurso [o News Lab] com regularidade", garante a empresa, que além das ferramentas, se vai focar no jornalismo de dados.

"Há uma revolução no jornalismo de dados a acontecer nas redacções hoje, à medida que estão mais dados disponíveis e existem mais ferramentas de análise, que permitem aos jornalistas mostrar perspectivas que antes não eram possíveis", afirma a empresa, destacando a actualização do Google Trends, uma plataforma de dados que, entre outros serviços, dá conta dos temas ‘quentes’ em cada área temática e em diversas geografias.

Por fim, a ambição da empresa passa também por criar parcerias que permitam ao Google trabalhar em programas focados na construção do futuro dos media, assim como na exploração do potencial do jornalismo do cidadão.

Neste sentido, a gigante da Internet celebrou, por exemplo, parcerias com start-ups que actuam na área da informação, como a Matter (de S. Francisco, EUA) e a comunidade global Hacks/Hackers.

No que diz respeito ao jornalismo do cidadão, o Google está a trabalhar para transformar o YouTube e outras plataformas abertas "em locais válidos para encontrar notícias em primeira mão de cidadãos-repórteres em todo o mundo".

A plataforma News Lab surge na sequência de um conjunto de anúncios do Google que visam dar à empresa um papel mais relevante na área dos media, diz o Techcrunch, entre os quais se inclui o Youtube Newswire.

O Youtube Newswire é uma plataforma de vídeos, criada em parceria com a Storyful, onde se podem encontrar seleccionados conteúdos em vídeo disponibilizados por cidadãos-repórteres.

O Google não é o único gigante da Internet a apostar no sector do media. O Facebook fechou em Maio deste ano parcerias com grandes meios de comunicação, nomeadamente com o The New York Times, o The Guardian, o Spiegel Online, a BBC News, o BuzzFeed, a National Geographic, o Bild, entre outros, para que seja possível ler os seus conteúdos através da rede social, ou seja, sem ter de sair da plataforma e esperar que os sites carreguem.

A Apple, por sua vez, lançou no início deste mês de Junho a aplicação News, um agregador de notícias, ao estilo Flipboard, e que conta com a participação de grupos de comunicação social de peso, como o The New York Times, ESPN e Condé Nast.

* Quando houver "visão única" sobre qualquer a assunto, o "direito de opinião" passa a ser um delito.
Fujam da "visão única" senhores jornalistas.


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