HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
"CORREIO DA MANHÃ"
Sinais de que está a tornar-se alcoólico
Chegar atrasado ao trabalho, ter quebra de rendimento a seguir ao almoço – altura em que mais se bebe –, conflitos conjugais e problemas comportamentais e financeiros são, segundo o médico Rui Correia, psiquiatra com experiência no tema do alcoolismo e outras adições, alguns dos sinais apresentados por quem já se rendeu ao vício do álcool.
"Os alcoólicos demoram a identificar estes problemas. As pessoas que convivem e contactam com eles é que os identificam, porque eles negam que tudo o que corre mal deriva do problema do álcool", explica Rui Correia ao Correio da Manhã. Quebrar a negação é a chave para ultrapassar o vício.
800 alcoólicos anónimos em Portugal
.
Os Alcoólicos Anónimos (AA) nasceram há 80 anos nos EUA. Em Portugal apenas surgiram nos anos 1980. Hoje, há cerca de 800 pessoas em recuperação, através desta entidade, em todo o País. A ajuda até já chega facilmente dentro das prisões e outras instituições em que os reclusos ou utentes não têm autorização para se deslocarem às reuniões no exterior.
"Neste momento, apesar da nossa não filiação, estamos a ir, em Lisboa, ao Estabelecimento Prisional de Caxias, ao Estabelecimento Prisional de Monsanto e mais a duas ou três instituições, mas temos recebido muitas solicitações", afirma Pedro M., membro dos AA.
Atualmente existem grupos de AA por todo o País, com maior concentração em Lisboa e no Porto. No entanto, a ajuda também chega a quem vive em locais mais isolados. "Têm o site de AA e o atendimento telefónico. Há uma pessoa que mora no Norte e não tem reuniões perto.
Diariamente telefona para a liga de apoio de AA. Quando temos vontade de beber, se pegarmos antes no telefone acontece qualquer coisa que faz com que a vontade desapareça", garante aquele alcoólico anónimo.
Pode pedir ajuda aos AA através do número de telefone 217 162 969 ou no site Alcoólicos Anónimos Portugal.
* Informação útil para quem precisa.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário