10/06/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"


Distraem os homens, apaixonam-se e choram. O que disse um prémio Nobel sobre as mulheres cientistas

Tim Hunt, distinguido em 2001 com o Nobel da Medicina, decidiu dar a sua opinião sobre as mulheres na ciência. E rematou assumindo-se um "porco chauvinista". Caso está a motivar reações globais.


PROVAVELMENTE O FALO
PREGUIÇOSO DO TIM
As mulheres que fazem carreira na ciência deveriam trabalhar em laboratórios apenas com outras mulheres, porque distraem os homens do seu trabalho, apaixonam-se pelos colegas e choram quando são criticadas. Esta é a visão de Tim Hunt, bioquímico britânico que foi distinguido em 2001 com o Prémio Nobel da Medicina por ter descoberto as moléculas de proteína que controlam a divisão celular.

Hunt fez as referidas observações durante um brinde com os presentes num almoço, por ocasião de uma conferência na Coreia do Sul, organizada precisamente por mulheres cientistas.
O investigador, de 72 anos, protagonizou um momento insólito, já que depois de ter feito os comentários à forma de trabalhar das colegas decidiu, num ímpeto, assumir-se como "porco chauvinista", deixando quem assistia de queixo caído, conta o jornal britânico Independent.
A situação incómoda foi amplamente divulgada nas redes sociais, com várias cientistas a levarem para o Twitter reações irónicas às palavras do Nobel.

A própria Royal Society, instituição britânica que tem como objetivo a divulgação e promção do conhecimento científico - e da qual Tim Hunt é membro - já se distanciou das declarações do cientista, explicando em comunicado intitulado "A ciência precisa de mulheres" que o Nobel falou por si e que os seus comentários "não refletem a visão" da Royal Society. A instituição refere ainda que o potencial científico de muitos indivíduos não se desenvolve precisamente devido às questões de género, obstáculo contra o qual a Royal Society está decidida a lutar.

* Um cientista que já deve ser há muito um preguiçoso fálico, adora dizer senis baboseiras.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário