21/06/2015

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ESTA SEMANA NO
"DINHEIRO VIVO"

Depois do boom dos hipers, é a vez 
dos mais pequenos e perto de casa

Depois do boom dos hipermercados, as marcas começaram a pensar em supermercados mais pequenos, lojas de bairro, mais próximos da população, lançado franshisings ou parcerias. No entanto, no mercado existem já há algum tempo supermercados que tentam marcar pela diferença de produtos, horários e muitas vezes pela proximidade aos clientes, para as compras do dia a dia.
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Além das mercearias tradicionais, que continuam a existir em todo o país, há empreendedores, que avançam com novas ideias, e que vão crescendo. É o caso do Brio, uma cadeia de cinco supermercados 100% biológicos, situados na zona da Grande Lisboa (Campo de Ourique, Chiado, Picoas, Carnaxide e Estoril), "direcionado para todos os que querem uma vida mais saudável, sustentável e feliz", explica Mariana Carvalho.

Acrescentando que, valorizam "a agricultura biológica, os produtos ecológicos, de preferência nacionais, gostamos que os nossos clientes se sintam sempre bem vindos e para isso criamos espaços acolhedores, com colaboradores simpáticos e prestáveis".

Um outro supermercado é o ten to ten, pensado por um casal, que sentia a falta de lojas de proximidade abertas até mais tarde, "para dar resposta a uns consumidores mais exigentes e com estilos de vida diferentes", referiu Beatriz Capaz.

O desafio era "conseguir criar e afirmar uma insígnia que dava os primeiros passos num território ainda por explorar, as lojas de proximidade e conseguir dar estrutura e sustentabilidade suficientes a esta insígnia que lhe permitissem perseverar num território que rapidamente iria ser ocupado por outros players, como o movimento do mercado mais tarde veio confirmar".

Os supermercados ten to ten - marca 100% portuguesa - "são já hoje uma realidade incontornável da "pequena distribuição moderna" alicerçada, neste momento, em seis lojas, todas na área da Grande Lisboa, e em breve abrirá uma nova loja no Chiado". Vende produtos nacionais, " "também regionias, que não conseguem chegar aos hipermercados por terem uma produção pequena", frisa Beatriz Capaz.

Depois há também os franshisings internacionais, como a Coviran é uma empresa de distribuição alimentar, composta por mais de 2.805 sócios retalhistas independentes deste sector, situados em Espanha e Portugal com quase 55 anos. Esta Cooperativa está em Portugal com 320 supermercados, repartidos por todo o país.

Uma das suas características, refere o Conselheiro Delegado da Coviran, Luís Osuna, "é que se instala em qualquer território que tenha um sócio disposto a unir-se ao projeto. Trata-se de dar resposta a Pequenos e Médios empresários que necessitam do apoio de uma marca sólida".
Dirigimo-nos a um cliente final que encontra nos estabelecimentos Coviran um supermercado de proximidade, um valor acrescentado hoje em dia, onde realizar uma compra completa.

Existe também a SPAR, que foi fundada em 1932 por Adrian van Well, na Holanda.Em Portugal a SPAR está presente desde 2007 com 96 supermercados no continente e ilhas dos Açores e Madeira. A primeira loja abriu em Dezembro de 2007 em Aljezur, expandindo-se desde então por todo o território nacional.

"Todo o nosso trabalho está focalizado no apoio ao retalho independente, na reconversão de estabelecimentos de comerciantes que muitas vezes não remodelavam a sua loja à muitos anos, ou em novos investidores que têm a ambição de abrir um supermercado, ou uma rede regional", sublinha Luís da Bernarda, responsável pela SPAR em Portugal.

Concorrência
Mariana Carvalho, do Brio, acredita "que o tipo de relacionamento com os clientes será o futuro do retalho e dessa forma estamos a distanciarmo-nos das grandes superfícies que inevitavelmente não conseguem ter esta proximidade com os clientes".

Beatriz Capaz, da ten to ten nem sequer pensa em concorrência, "estamos em zonas residenciais, com horário alargado, para as compras do dia a dia".

A Corivan, refere que "realizou um importante esforço para ser igualmente competitivo, intensificando a sua política promocional, adaptando o seu sortido e os seus preços, e desenvolvendo uma marca própria que responde às necessidades atuais dos nossos clientes".

Para a SPAR a importância é a proximidade, "estamos focalizados na compra diária onde o serviço e os produtos frescos têm uma grande importância, são estes dois pilares são essenciais para o desenvolvimento da cadeia", frisou Luís da Bernarda.

* Preferimos desde sempre lojas abastecedoras sem o gigantismo dos hipers, quanto à  agricultura biológica não passa de uma miragem. Pode existir agricultura com aplicação de menos químicos, mas sem protectores contra determinadas pragas é impossível.


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