26/06/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Hospital de Gaia lidera excelência

S. João e Santa Maria fora da lista dos melhores hospitais.

O Hospital Eduardo Santos Silva, que integra o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, é a única unidade de saúde que obteve excelência clínica às 14 áreas avaliadas e que cumpre os critérios máximos de qualidade clínica exigidos pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), um estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Com excelência clínica a 12 especialidades surgem os hospitais de Viseu, Almada e Guimarães, a par das parcerias público-privadas de Braga e Almada. Assim, os dois maiores hospitais do País – São João, no Porto, e Santa Maria, em Lisboa – estão fora da listas dos 10 hospitais do Serviço Nacional de Saúde com melhor avaliação global: o primeiro porque "declinou avaliação" à excelência clínica, e o segundo porque obteve a nota máxima apenas em nove das 14 áreas clínicas avaliadas. Além disso, o Hospital de Santa Maria não teve nota máxima nas categorias de segurança do doente, instalações e conforto.

Com excelência a 11 áreas clínicas situam-se os hospitais de Vila Real, Viana do Castelo, Matosinhos, Covilhã e de Faro. Quanto aos privados, o Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, não obteve excelência clínica a qualquer área clínica, exceto no que respeita às instalações e conforto, focalização no doente e satisfação do doente, que tiveram nota máxima.

No SINAS foram avaliados, a título voluntário, 163 hospitais, e os resultados reportam-se a episódios de alta entre os dias 1 de julho de 2013 e 30 de junho de 2014. Os resultados são calculados com base em informação submetida maioritariamente pelos prestadores de cuidados. 

* Fica a informação, espantará muita gente. Um hospital que se recusa a ser avaliado é porque tem medo.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário