13/05/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Papa reconhece oficialmente
 Estado palestiniano

Acordo poderá ser assinado durante a visita do presidente palestiniano, no próximo fim-de-semana, ao Vaticano. O Vaticano reconheceu, oficialmente, o Estado palestiniano. 
 .

O acordo de princípio, finalizado ontem, poderá ser assinado já este fim-de-semana, durante a visita do presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, por ocasião da canonização de dois religiosos palestinianos.

O documento exprime o apoio do Vaticano a uma solução da "questão palestiniana e do conflito entre israelitas e palestinianos no quadro da fórmula de dois Estados", explicou Monsenhor Antoine Camilleri, chefe da delegação da Santa Sé, numa entrevista ao diário do Vaticano, o "Osservatore Romano".

"Sim, é o reconhecimento da existência do Estado", acrescentou, para que não restassem dúvidas, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O documento contém igualmente um acordo sobre o estatuto e as actividades da Igreja Católica nos territórios palestinianos.

O Vaticano utilizou, pela primeira vez, em Fevereiro de 2013, a expressão "Estado palestiniano", na sequência da admissão, em Novembro de 2012, da Palestina como Estado observador na ONU, mas este acordo de princípio marca uma evolução da sua posição sobre a questão.

* Vale mais tarde do que nunca.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário