28/05/2015

.


536.
Senso d'hoje

 JOANA AMARAL DIAS
 PSICÓLOGA
ACTIVISTA POLÍTICA
SOBRE O MOMENTO ACTUAL
DA VIDA PORTUGUESA

A DÍVIDA
A dívida não pára de aumentar – antes da entrada da troika em Portugal tínhamos 100% de dívida, agora temos cerca de 130% de dívida; a redução do défice é absolutamente marginal, porque para reduzirmos em 9 mil milhões o défice em Portugal tivemos que retirar à economia 28.8 mil milhões. É óbvio que não compensa. O crime não compensa – e a austeridade tem sido um crime

UNIÃO EUROPEIA
Há uma parte da Europa que é formalmente anti-democrática, como a Comissão, por exemplo. Mas depois há outra que é informalmente anti-democrática, quando falamos do sobrepoder que a Alemanha tem e da forma como ela organiza todas as decisões europeias. Eu não votei em Angela Merkel para tomar as decisões por mim.

PASSOS COELHO
Acho que o que Pedro Passos Coelho fez foi uma manipulação rasteira do povo português através de duas emoções básicas: uma delas, o medo. E outra, a culpa. O que Pedro Passo Coelho fez, uma vez eleito, foi culpabilizar os portugueses sistematicamente pela situação em que se encontram, dizendo que nós vivíamos acima das nossas possibilidades, instituindo o medo, dizendo que nós não tínhamos dinheiro para pagar salários, que vinham aí as sete pragas do Egipto e o mal e caramunha. Fez uma manipulação sistemática que, enfim, produziu os seus resultados – não há nada que venda mais iogurtes do que as emoções.

* Excertos de esclarecedora entrevista ao "OBSERVADOR"

** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro. 



.

Sem comentários:

Enviar um comentário