03/04/2015

.

HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Calor traz incêndios 
Mais de 600 operacionais combateram
 as chamas no Norte.

As chamas desceram em poucos minutos à encosta e chegaram às casas. Vivemos um verdadeiro sufoco a pensar que poderíamos perder tudo", contou ao CM Anabela Costa, uma moradora no lugar de Santo António em Valmaior, Albergaria-a-Velha. 

O incêndio que ontem varreu os concelhos de Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha teve início pelas 06h49 junto ao campo do Pessegueirense. 
 .

O vento forte provocou inúmeras projeções e as chamas ameaçaram várias casas. Uma escola em Valmaior foi evacuada. Houve aldeias em perigo. Vários bombeiros ficaram cercados, mas conseguiram escapar ilesos, após momentos de aflição. "Pedimos ajuda aos bombeiros, mas eles estavam com muitas situações difíceis e só chegaram quando o fogo atingiu a casa de um vizinho", lamentou ao CM uma moradora. 

As zonas de Mouquim e Valmaior foram as mais afetadas. "Isto está um inferno e já não há mais bombeiros a quem pedir ajuda", disse, em lágrimas, Maria de Fátima ao ver as chamas aproximarem-se da sua casa. 

O fogo lavrou em zonas de difícil acesso, onde apenas o helicóptero conseguia atuar. No entanto, o muito e denso fumo em várias situações impediu o trabalho dos dois meios aéreos. 

Ao mesmo tempo, os concelhos de Montalegre, Viseu e Penafiel também foram fustigados pelo fogo. Em Penafiel, o incêndio foi dominado pelos bombeiros ao final da tarde de ontem. 

* Calor traz também os pirómanos e os oportunistas da madeira ardida.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário