13/04/2015

.

HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Mais de quatro queixas por dia por
. violência no namoro em meio escolar

Cerca de 80% das queixas de violência psicológica vêm de raparigas, embora os rapazes também sejam vítimas. 

As participações de violência no namoro em meio escolar, ou seja, na escola ou no espaço em redor, aumentaram 50% de 2013 para 2014. A PSP registou mais de quatro queixas diárias, avança hoje o jornal Público, mas fonte policial garante ao jornal que a realidade não é nova nem mais frequente, há sim uma maior consciencialização para os comportamentos que devem ser inaceitáveis no namoro.
 .

A monitorização da violência no namoro por parte da PSP só começou em 2013, quando se registaram 1050 queixas do género. Em 2014, no segundo ano, registaram-se 1549, um aumento em 50%. A tendência, contou ao jornal Público o subintendente Hugo Guinote, é resultado de uma maior exposição e consciência para este tipo de violência, em parte devido a campanhas sobre a violência doméstica.

O total de participações sobre violência em ambiente escolar aumentou de 4932 em 2013 para 5361 no ano passado. Excluindo as queixas relativas a violência no namoro deste total, as participações por violência escolar diminuíram de um ano para o outro.

Cerca de 80% das queixas de violência psicológica vêm de raparigas, embora os rapazes também sejam vítimas. Após a participação, que começa junto de um professor ou de um agente da Escola Segura da PSP, a vítima é ouvida junto da polícia e pode realizar-se um exame pericial caso se trate de violência física. No entanto, porque violência no namoro não é crime, é raro haver consequências práticas para o jovem acusado após o seguimento do caso para o Ministério Público.

* Expliquem-nos como se fossemos muito burros, nem toda a forma de violência é crime?


.

Sem comentários:

Enviar um comentário