19/02/2015

.



HOJE NO
  "i"

PJ alerta para falsos telefonemas da Microsoft que visam roubo de informações bancárias

“Com estes dados, os criminosos entram na posse de dados suficientes para concretizar transferências bancárias fraudulentas, em nome das vítimas, provocando danos que podem ascender a milhares de euros”, apontam

A Policia Judiciária (PJ) alertou hoje para a ocorrência de telefonemas “fraudulentos” em nome da empresa Microsoft que incitam à instalação de programas “maliciosos” no computador, com vista ao roubo de informações bancárias. 
 .

Em comunicado, a PJ informou ter recebido diversos alertas de que nos últimos dias tem ocorrido, “de forma massiva e crescente, uma tentativa de distribuição de malware (programa instalado no sistema do computador com o intuito de causar danos, alterações ou roubo de informações), que se inicia com telefonemas fraudulentos utilizando abusivamente o nome da empresa Microsoft”. 

“Estes telefonemas, aleatoriamente dirigidos, pretendem fazer crer aos destinatários, que um funcionário do departamento de segurança de informática da Microsoft, expressando-se em inglês, está a resolver problemas do seu computador pessoal. É referido, ainda, que o problema pode ser resolvido, pagando supostas actualizações do sistema Windows, através da compra de pacotes de suporte e assistência”, explicam. 

A PJ refere que os falsos funcionários da Microsoft procuram também obter detalhes dos cartões de crédito das vítimas, induzindo-as a instalarem software malicioso, através do qual conseguem, de forma remota, aceder a dados confidenciais. 

“Com estes dados, os criminosos entram na posse de dados suficientes para concretizar transferências bancárias fraudulentas, em nome das vítimas, provocando danos que podem ascender a milhares de euros”, apontam. 

Nesse sentido, a PJ sublinha que os potenciais visados não deverão “dar resposta a este tipo de contatos”, nem “fornecer quaisquer tipos de dados pessoais”.



Águas de Portugal alerta para falsos pedidos para ver qualidade da água

Quando as visitas se concretizaram terminaram com a tentativa de venda de aparelhos para colocar nas torneiras, como filtros

A Águas de Portugal alertou hoje para a existência de contactos fraudulentos em nome da empresa em que falsos funcionários tentam agendar visitas a domicílios para depois vender produtos.
A empresa já recebeu várias denúncias de consumidores, que foram contactados por um suposto funcionário para agendar uma visita para verificar a qualidade da água que sai da torneira. 
 .

Em informação prestada à Agência Lusa fonte oficial da empresa disse que a maioria dos casos aconteceu na região da grande Lisboa mas que também já se registaram situações semelhantes nos distritos de Leiria, Santarém e Setúbal. 

Quando as visitas se concretizaram terminaram com a tentativa de venda de aparelhos para colocar nas torneiras, como filtros, disse a fonte. 

A Águas de Portugal garante que não faz a recolha de amostras de água para análise da qualidade dentro das casas, e que se tal acontecer será a título excecional e previamente comunicado aos consumidores por meios oficiais. 

E acrescenta que os técnicos que desloquem a casa dos consumidores estão sempre devidamente identificados.  

* Não descure estes dois alertas!


.

Sem comentários:

Enviar um comentário