27/02/2015

.
 HOJE NO 
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS
DA MADEIRA" 

Madeira tem cerca de 7 milhões de anos

A ilha da Madeira é mais antiga do que inicialmente tinha sido estimado. Através de um estudo sobre os calcários dos Lameiros investigadores atribuiram uma nova datação à emergência, anuncia ao público do Núcleo Museológico - Rota da Cal, responsável por dar início ao processo de levantamento.
 .
"Segundo os geólogos Ricardo Ramalho, António Silveira, Paulo Fonseca, José Madeira, Michael Cosca, Mário Cachão, Maria Fonseca e Susana Prada, um movimento rápido de soerguimento ou uplift de uma montanha submarina ocorrido há cerca de 7 milhões de anos é responsável pela formação da ilha da Madeira. 

As erupções vulcânicas subaéreas posteriores que se observam na atualidade desenvolveram-se sob a forma de vulcão escudo", escreve a Associação Rota da Cal, acrescentando que este movimento explica a presença de sedimentos marinhos carbonatados em altitudes de 320 a 430 metros no Corgo do Barrinho, Lameiros.

"No Núcleo Museológico - Rota da Cal podemos observar as áreas de contacto entre esses sedimentos marinhos e os fluxos de lava e depósitos piroclásticos posteriores. Fica assim comprovado que os fósseis da Rota da Cal têm cerca de 7 Ma, tal como foi apresentado à imprensa em Abril de 2013", refere. Os interessados em conhecer o Núcleo Museológico, prestes a celebrar sete anos de existência, têm entrada gratuita no domingo, entre as 10 e as 14 horas.

*  Estamos sempre a aprender.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário