25/01/2015

.

ESTA SEMANA N0
"SOL"

Apoiantes de Sócrates manifestam-se junto à prisão de Évora

Mais de 100 pessoas da zona da Covilhã estão concentradas, hoje à tarde, junto à prisão de Évora, numa manifestação de solidariedade para com o ex-primeiro ministro, que ali se encontra detido preventivamente.
.
"Presos políticos nunca mais" e "Sócrates amigo, o povo está contigo" são duas das frases entoadas pelos apoiantes, concentrados junto ao portão da cadeia, onde José Sócrates está em prisão preventiva há dois meses, desde a madrugada de 25 de novembro de 2014.

À comitiva que se deslocou, em dois autocarros, da Covilhã, a 250 quilómetros de Évora, juntaram-se pessoas de outros pontos do país, como do Algarve, Lisboa e do Alentejo.

Com muitas pessoas com cravos e rosas, que depositaram no muro da prisão, junto às letras que compõem a palavra "Évora", os participantes na ação solidária entoaram a canção "Grândola, Vila Morena".

A iniciativa foi organizada por um empresário da Covilhã, José António Pinho, "amigo de longa data" de José Sócrates, que apresentou a ação como "uma onda de solidariedade, absolutamente apartidária, pacífica e respeitadora".

José Sócrates cresceu e iniciou o percurso profissional e político na cidade da Covilhã, da qual recebeu a Chave da Cidade e a Medalha de Ouro de Mérito Municipal no dia 20 de outubro de 2014.
José Sócrates foi detido a 21 de novembro, no aeroporto de Lisboa, depois de uma viagem desde Paris, e está em prisão preventiva, na cadeia de Évora, desde a madrugada de 25 de novembro de 2014.

O ex-chefe do Governo socialista está indiciado de branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e corrupção.

* Esta excursão não é fruto de movimentação espontãnea, não sabemos quem orquestrou mas fantochada foi. 
É perigoso cantar-se "Grândola vila morena" para um homem que usou o poder político que teve para manipular, subverter a ética, aldrabar o povo e conduzir o país para a bancarrota. 
Mais esquisito é viver-se em Paris por conta dum amigo, já que não tinha dinheiro para tanto luxo e pagar o empréstimo a perder de vista, não sabemos se é, mas parece chulice.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário