12/12/2014

.
HOJE NO
"DESTAK"


Relação com cuidador influencia
 criança institucionalizada 

Cuidadores mais sensiveis tornam as crianças mais desinibidas socialmente.

As crianças institucionalizadas que lidam com cuidadores mais sensíveis apresentam uma desinibição social mais apropriada aos diferentes contextos, bem como padrões de relacionamento mais saudáveis, conclui um estudo das universidades do Minho, Califórnia (EUA) e College London (Reino Unido), que teve honras de publicação na revista International Journal of Behavioral Development. 
 .

O trabalho teve por base o acompanhamento de 72 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, institucionalizadas durante um período médio de 19 meses. Para avaliar mais especificamente a influência dos cuidados prestados e da relação cuidador-criança em contexto de institucionalização, foram também entrevistados os cuidadores favoritos de cada uma das crianças. 

As crianças que tinham uma preferência mais clara pelo seu cuidador também exibiram menos dificuldade em demonstrar seletividade na relação com os cuidadores, bem como maior facilidade em recorrer a eles como fonte de conforto, realça Paula Oliveira, autora principal do estudo, coordenado por Isabel Soares, presidente da Escola de Psicologia da UMinho, em colaboração com Pasco Fearon, da Universidade College London, e Jay Belsky, da Universidade de Califórnia, Davis. 

«Os resultados reiteram a conexão entre institucionalização e comportamentos de vinculação perturbados e contribuem para a identificação das características de natureza relacional envolvidas na etiologia deste tipo de perturbação», acrescenta a investigadora vimaranense. 

* Cuidadores precisam-se!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário