14/12/2014

.


373.
Senso d'hoje
   
MARISA MOURA
 JORNALISTA
 AUTORA DE 
 "O QUE É QUE OS PORTUGUESES
 TÊM NA CABEÇA?"


"O povo português tem tantas características díspares que não podem ser descritas numa frase. A única coisa que posso dizer e que vejo — é um facto — é que é um povo completamente mal-educado em todos os sentidos do que é a educação, tanto académica como moral. Nem todos os países foram resgatados três vezes em quarenta anitos. Na geração dos meus pais (pessoas com 65 anos) éramos os últimos — atrás da Turquia e do México — na lista dos países desenvolvidos da OCDE, em termos de pessoas com o ensino secundário completo. Não é normal. Não o podemos aceitar. Devíamos estar completamente em pânico, chocados".

“Procurei respostas para perceber o que realmente temos nestas nossas cabeças. Por que entrou em decadência o grandioso Portugal das Descobertas? Por que somos hoje dos povos mais infelizes e pobres da Europa? “

“O simples facto de os crentes acharem que há um “pai” que cria tudo e que já está tudo decidido… Se há alguém que decida por nós, por que é que havemos de fazer seja o que for?”

 * Excertos de entrevista ao "OBSERVADOR"

 .

Sem comentários:

Enviar um comentário