08/12/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Minutos para dar uma vacina decidem quantos enfermeiros se pode contratar

Nova lei define número de profissionais por serviço. Gestores podem ser responsabilizados criminalmente em caso de risco para os utentes e se faltarem recursos. Enfermeiros-chefes têm de denunciar situações irregulares. 
 .
Vacinar uma pessoa demora em média 15 minutos. Já uma consulta de enfermagem dura cerca de meia hora. Os tempos por tipo de cuidados de saúde, já definidos na lei, vão determinar quantos enfermeiros têm de existir nos centros de saúde e hospitais do País, sejam do serviço público, privado ou setor social. E quem não os cumprir pode ser responsabilizado disciplinar e até mesmo criminalmente, já que podem estar em causa a qualidade e a segurança dos cuidados aos doentes.

Na semana passada, foi publicada em Diário da República a norma para o cálculo das dotações seguras dos cuidados de enfermagem, que passa a definir quantos enfermeiros devem estar por serviço. 

* Quando se pretende equacionar a necessidade de enfermeiros por actividade cronometrada, estão a passar-nos um atestado de estupidez.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário