09/11/2014

.

ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"

Oficial da PSP expulso de Timor 
acusa Xanana de corrupção

 Expulsões provocam grave crise entre Portugal e Timor. Xanana nunca atendeu o telefone a Passos, que só soube da decisão pela embaixada portuguesa.

Em declarações exclusivas ao Expresso, feitas a partir de Banguecoque, o único não magistrado expulso esta semana de Timor e o que estava há mais tempo no território, diz que enviou para Portugal num contentor as provas que implicam Xanana Gusmão em casos de corrupção. 

José Brito é oficial da PSP e estava no gabinete Anti-Corrupção do Governo de Timor desde 2010. Liga o primeiro-ministro timorense a contratos de arroz com a filha, de combustível com um sobrinho e ainda à exploração de petróleo.
A decisão radical do Governo timorense está a criar uma enorme tensão diplomática entre Lisboa e Díli, num momento em que Timor lidera a CPLP, com Xanana Gusmão a alegar dificuldades de agenda para conversar com Passos ao telefone.

* Há dias quando das primeiras notícias sobre este assunto, insinuámos que a corrupção que estava a ser investigada pelos magistrados expulsos não seria apenas dos ministros mas também do próprio primeiro ministro. O povo timorense está a apagar os arrebatamentos revolucionários de Gusmão, a CPLP, tal como agora funciona, é uma fantochada.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário