29/10/2014

.


HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"


Cruz Vermelha da Trofa assina parceria com AHBVT
 Aumentar número de refeições diárias 

A Cruz Vermelha (CV) da Trofa espera duplicar a oferta de refeições que tem vindo a prestar junto de famílias carenciadas deste concelho, anunciaram os responsáveis após a assinatura de uma parceria "inédita" com os Bombeiros Voluntários da Trofa (BVT). 

 Em declarações no passado mês de maio, Carla Lima, coordenadora da CV da Trofa, manifestava preocupação com o facto de esta instituição estar a receber mais pedidos de ajuda, face a 2013, para distribuição de refeições quentes: almoço e entrega de sopas para o jantar. 
 .

A responsável falava em "necessidade urgente" de transferir cantina social para outro local por essa estar instalada num edifício "sem condições", onde chovia e o teto estava a cair. Agora a CV da Trofa e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa (AHBVT) assinaram uma parceria para que a CV utilize a cozinha industrial instalada na cave do quartel.

 Com esta medida, confeção de refeições num espaço mais apetrechado, a CV que atualmente entrega refeições quentes diariamente a 48 pessoas, tem expectativa de chegar aos 100 beneficiados. "Agora existem condições para alargar o serviço. Temos capacidade para aumentar a resposta. A cozinha dos bombeiros proporciona-nos isso e há pedidos. Agora teremos de ver com os parceiros, os fornecedores de carne e de peixe, os donativos, como avançar", escreveu Carla Lima. 


 Esta parceria entre duas associações da Trofa que "habitualmente" atuam "de costas voltadas" é vista pelos responsáveis como "inédita". "Fala-se de uma certa rivalidade de negócio por causa dos transportes entre estas instituições. O contexto, a ausência de sinergias, são nacionais. Mas aqui conseguimos algo diferente: um entendimento perfeito", descreveu Carla Lima. Já o presidente da AHBVT disse que esta associação humanitária "entendeu ser sua obrigação acudir à CV" depois de conhecer o problema das instalações usadas até aqui. "É de facto inédito, mas quando existe boa vontade de servir a causa humana, toda a gente fica de acordo", disse Manuel Dias. 

As refeições serão confecionadas no quartel e entregues/servidas na delegação da CV da Trofa "não existindo prejuízo de qualidade" até porque, conforme recordou Carla Lima, algumas famílias "preferem por questões de privacidade levar para casa". A cantina do quartel da AHBVT é certificada de acordo com as regras de segurança alimentar, HACCP. 

* Solidariedade  é do que todos nós precisamos de uns para os outros, excluíndo políticos e banqueiros que já são muito solidários entre si.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário