21/09/2014

.



ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"
Que armas usa o ISIS?

Investigações recentes provaram que o Estado Islâmico utiliza pelo menos 10 armas fabricadas no estrangeiro. Saiba quais são.

O grupo extremista conhecido como Estado Islâmico da Síria e do Levante possui espingardas norte-americanas, metralhadoras chinesas e mísseis anti-tanque jugoslavos, entregues aos rebeldes sírios, de acordo com uma investigação divulgada no dia 15 de Setembro. Ao todo, foram identificados 10 tipos diferentes de armas, fabricados em vários países do mundo.

Este é o primeiro relatório de sempre das armas do Estado Islâmico e foi levado a cabo na Síria e no Iraque, com o apoio no local das autoridades curdas, por uma equipa de dois investigadores de uma organização de pesquisa de conflitos e armamento, sediada em Londres.

A organização, cujo símbolo é a bandeira negra com a Chahada (a frase onde se lê: Não há outro deus além de Deus e Maomé é o seu profeta) é combatida no terreno pelo exército iraquiano, que os Estados Unidos da América pretendem apoiar. De acordo com o jornal ‘The Guardian’, o ISIS já conseguiu roubar armas que eram providenciadas aos rebeldes sírios pelos americanos. 
Os EUA começaram uma campanha aérea contra o ISIS em Agosto, mas só em Setembro começaram a bombardear posições do Estado Islâmico perto da capital do Iraque, Bagdade. O grupo jihadista é chefiado por Abu Bakr al-Baghdadi, na imagem.

Conheça as armas usadas pelo Estado Islâmico e saiba de que países vêm.

Mísseis anti-tanque M79 ‘Osa’, de 90 mm– HEAT (High-Explosive Anti-Tank)
Estes mísseis anti-tanque M79, de 90 mm, fabricados em 1983 na Jugoslávia (actual Sérvia), foram capturados em Tal Khinzir, a oeste de Ras al-Ayn, na Síria, em meados de Junho de 2014. De acordo com os investigadores, estes “são idênticos” aos mísseis M79 que a Arábia Saudita enviou para as forças operacionais sob a alçada do Exército Livre da Síria em 2013.

Pistola semi-automática HS Produkt HS-9 9, de 
19 mm
É de origem croata e foi capturada no Norte de Bara, nas montanhas de Sinjar, Iraque, no dia 4 de Agosto de 2014.

Pistola semi-automática Glock G19 9, de 19 mm
A pistola de produção austríaca foi capturada no norte de Bara, nas montanhas de Sinjar no Iraque, no dia 4 de Agosto de 2014.

Espingardas de assalto M16 A4 5.56, de 45 mm
Oito destas espingardas de assalto fabricadas nos Estados Unidos (sete pela FN Manufacturing e uma pela Colt Defense) foram registadas pelos investigadores. Em todas elas surge o rótulo ‘Propriedade do Governo Norte-Americano’ e provavelmente foram roubadas às tropas iraquianas, que as receberam dos Estados Unidos no decorrer dos anos de ocupação do país.

Espingardas de assalto AKM 7.62, de 39 mm
São espingardas de assalto e foram originalmente fabricadas na União Soviética, actual Rússia, em 1960, 1964 e 1970. De acordo com os investigadores, seis delas estavam na posse do Estado Islâmico.

Metralhadoras PKM e PK-pattern M80 7.62, de 
54 mm
Nos seus relatórios, os investigadores inventariaram quatro destas metralhadoras chinesas, em Avdoké, na Síria, no dia 13 de Julho de 2014.

Espingarda de ataque Elmech EM-992 7.62, de 
51 mm
A espingarda de ataque croata foi capturada em Avdoké, na Síria, a 13 de Julho de 2014.

Espingarda de ataque tipo 79 7.62, de 54R mm
A espingarda de ataque de origem chinesa, fabricada em 1985, foi tomada em Avdoké, na Síria, a 13 de Julho de 2014.

Pistola semi-automática FN Herstal Browning Hi-Power 9, de 19 mm
É uma pistola de fabrico belga foi igualmente confiscada em Avdoké, na Síria, no dia 13 de Julho de 2014.

Espingarda semi-automática XM15-E2S 5.56, 
de 45 mm
A espingarda fabricada pela Bushmaster Firearms International, nos Estados Unidos da América, foi capturada no Norte de Bara, nas montanhas de Sinjar, Iraque, no dia 4 de Agosto.

* Há muito tempo que denunciamos estas guerras santas regionais como resultado do marketing dos fabricantes de armamento, vulgo "donos do dinheiro" e que  à escala global mandam em tudo o que é poder político. 
Óbvio que eles fomentam a constituição de grupos de bandidos, pessoas absolutamente desestruturadas, fáceis de manipular, a quem proporcionam o prazer de matar em nome da fé.
Nada disto tem a ver com os verdadeiros seguidores do Corão.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário