07/09/2014

.

ESTA SEMANA NO
"DINHEIRO VIVO"

Daqui a quatro anos os aviões
 serão "transparentes"

Uma equipa de investigadores britânicos está a trabalhar para que os aviões se tornem enormes janelas e permitam ver, em tempo real, tudo o que se passa nos céus. Serão quase transparentes. E em menos tempo do que agora se imagina. 

O projeto foi pensado por cientistas e engenheiros do Centre for Process Innovation (CPI), no Reino Unido, e passa por replicar o efeito de transparência para dentro da cabine, através de ecrãs com tecnologia OLED que os torna ultra-flexíveis e de alta definição. 

Na realidade, o avião não seria transparente mas, sim, forrado com ecrãs de alta definição capazes de transmitir em direto tudo o que câmaras colocadas no exterior do avião captariam durante o voo. Com esta sensação de transparência, as pequenas janelas que hoje existe deixariam de fazer sentido porque o avião passaria a ser, ele próprio, uma janela. 

Em comunicado, onde revela o avanço do estudo, o instituto mostra que as vantagens podem ir além da simples réplica do exterior. Estes ecrãs poderiam também servir para outras transmissões de entretenimento que substituiriam os mini-ecrãs que atualmente já existem em aviões de longo curso. 

Para além disso, estes ecrãs como substituiriam as janelas poderão contribuir para uma diminuição do peso do avião e e, consequentemente, poupança de combustível e menor poluição. É que, como afirmam estes investigadores, por cada 1% de peso, há uma poupança de 0,75% no combustível. "A eliminação das janelas vai diminuir o peso e melhorar a segurança e resistência da fuselagem", admite a equipa. 

Além disso, como serão leves, ultra-finos e plásticos poderão fundir-se totalmente com a fuselagem do avião e assegurar um melhor aproveitamento de espaço entre assentos. 

Parece tudo muito distante? Não é. A CPI já está em negociações com produtoras de fabricantes de aviões para poder colocar os desenhos no papel. "Poderemos ver os primeiros aviões destes no mercado dentro de três ou quatro anos", assume Tom Taylor, da equipa de gestão da CPI, citado pelo Financial Times. 

De acordo com o FT a implementação dos ecrãs deverá começar brevemente a ser testada em aviões comerciais e uma companhia norte-americana até já se posicionou para ser a primeira a testar o equipamento eletrónico nos seus aviões até, pelo menos, 2018. 

* Desejamos que o "WC" continue a manter o opacidade conveniente.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário