11/07/2014


HOJE NO
  "O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Exportações portuguesas de têxteis e vestuário
 "Forte crescimento" continuou em maio 

As exportações portuguesas de têxteis e vestuário mantiveram em maio um “forte crescimento”, de 10,6%, acumulando desde o início do ano uma subida de 11,2% face a 2013, para 1960 milhões de euros, divulgou a associação setorial. 

 Segundo a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), no período referido, “todas as categorias de produtos assumiram bons resultados”. “As exportações de vestuário em malha cresceram 12% e as de vestuário em tecido cerca de 17%. 

Os artigos têxteis confecionados, onde se incluem os têxteis para lar, registaram um crescimento superior a 4% nas suas exportações e as exportações de matérias-primas têxteis cresceram 10%, com destaque para as exportações de filamentos sintéticos ou artificiais, que aumentaram 43%, as de pastas, feltros e artigos de cordoaria, com cerca de 19%, e as de artigos de algodão, que aumentaram 12%”, destaca. 


 De acordo com a ATP, as exportações para os países da União Europeia cresceram 12%, tendo sido estes destinos que maiores acréscimos registaram em termos absolutos. “É notável a dinâmica de crescimento para alguns países, nomeadamente para a Noruega (+81,3%), para Angola (+26,1%), para França (+22,9%), para a Roménia (+20%), para a Polónia (+19,9%), para a China (+18,9%) para os Estados Unidos da América (+16,2%), para Espanha (+14,6%) e para a Suécia (+14,3%)”, salienta a associação. 

Em termos absolutos, os destinos que assinalaram maiores crescimentos foram Espanha, França, Estados Unidos da América e Angola. No final de maio, a balança comercial da indústria têxtil e vestuário portuguesa registou um saldo positivo de cerca de 427 milhões de euros.

* Uma boa notícia!

.

Sem comentários:

Enviar um comentário