07/07/2014

.
HOJE NO
  "O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Na "primeira semana" em que 
registou "folga financeira" 
Gaia disponibiliza apoios de 185 mil euros 

 A Câmara de Gaia assinou hoje protocolos com sete instituições do concelho, totalizando um apoio de 185 mil euros que o presidente da autarquia vincou ser o "possível" numa "primeira semana" em que se registou "disponibilidade financeira". 

 "Num momento em que tivemos um pouco de fundos disponíveis, optámos por isto: ajudar os centros sociais que estão parados e tentar recuperar um pouco o ritmo. Também optámos por resolver problemas contratuais que temos, pagar o que devemos", explicou Eduardo Vítor Rodrigues (foto), eleito nas autárquicas de setembro de 2013. 


O autarca falava aos jornalistas à margem da cerimónia em que foram assinados protocolos de ação social e de âmbito educativo, na qual contou que foi esta "a primeira semana" em que a câmara registou "de forma estruturada fundos disponíveis". Vítor Rodrigues descreveu a cerimónia como "muito importante e simbólica" e a semana de folga financeira como "milagrosa". "Não é difícil assinar protocolos e pagá-los três, quatro anos depois. Mas o que queremos é poder chamar as instituições para assinar e receber. Podiam ser outras [instituições], mas a questão não é tanto o dinheiro, mas os projetos em si mesmo. 

Quisemos contemplar aqueles que nos trazem futuro", disse. À Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valadares a autarquia de Gaia vai entregar cinco mil euros que visam uma cantina social. Já o Centro Social Paroquial de Oliveira do Douro vai receber 50 mil euros destinados a equipamento móvel para uma infraestrutura que já está em funcionamento. Cem mil euros é quanto o Centro Social Paroquial de S. Salvador de Grijó vai poder aplicar no projeto do seu lar. 
  .
UM PASSADO TRISTE
As obras do Centro Paroquial de Avintes terão uma comparticipação da câmara de 25 mil euros, através do protocolo assinado com a Fábrica da Igreja Paroquial desta freguesia. A Federação das Associações de Pais de Gaia (FEDAPAGAIA) receberá 28 mil euros destinados ao normal funcionamento da sua atividade. 

A Santa Casa de Misericórdia de Gaia assinou dois protocolos, um contendo cinco mil euros para obras a realizar no Centro de Acolhimento Temporário de Nossa Senhora da Misericórdia e outro sem verbas envolvidas que visa o acervo arquivístico deste concelho. 


Por fim, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) assinou com a Câmara de Gaia uma cooperação nas áreas de consultoria, investigação, formação e estágios curriculares. 

* Gestão diferente do despesista e amanuense Luís Filipe Meneses.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário