14/07/2014



HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Portugal bate recorde nas 
Olimpíadas de Matemática 
Equipa nacional somou 123 pontos

Portugal obteve a melhor pontuação de sempre nas 55ª Olimpíadas Internacionais de Matemática, que se realizaram na Cidade do Cabo, África do Sul. A equipa nacional somou 123 pontos e ficou no 33º lugar entre 109 países, igualando a classificação obtida em 2009. 


Individualmente, os seis concorrentes portugueses, alunos de 11º e 12º ano, venceram duas medalhas de prata e três de bronze. A delegação lusa foi recebida esta segunda-feira com aplausos por familiares e amigos no Aeroporto de Lisboa. 

“Foi uma prova complicada mas também nos divertimos”, confessou Miguel Moreira, aluno da Escola Rainha D. Amélia, em Lisboa, que ficou apenas a um ponto da medalha de ouro. David Martins, da Escola Secundária de Mirandela, também arrecadou uma medalha de prata. 

“O ano passado ganhei o bronze e agora com mais um ano de trabalho consegui melhorar”, disse, confessando que no próximo vai estudar Matemática para a Universidade de Oxford, em Inglaterra. “Em Portugal há bons cursos mas o mercado de emprego ainda mostra algum desdém em relação à Matemática”, disse. 

As medalhas de bronze foram para Francisco Andrade (Escola Secundária Padrão da Légua, Matosinhos), Henrique Aguiar (Escola Secundária José Estevão, Aveiro) e Nuno Santos (Colégio Nossa Senhora do Rosário, Porto). Já Henrique Santos (Escola Secundária José Falcão, Coimbra) teve uma menção honrosa. “Com talento e organização é possível conseguir resultados”, afirmou Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, entidade que organizou a participação na prova. Já a seleção e preparação dos alunos é feita pelo projeto Delfos, na Universidade de Coimbra. 

* Que não se menorize a qualidade de topo dos professores destes alunos, que para além de saberem ensinar tiveram a grande capacidade de os motivar pelo gosto à disciplina.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário