02/07/2014

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HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Hotéis apostam na gastronomia e em Fátima para captar turistas da Colômbia 

Empresas portuguesas participam hoje num ‘workshop’ para potenciar negócios com operadores colombianos. O turismo é o tema central de hoje da missão empresarial portuguesa, que decorre desde ontem e é liderada pelo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, à Colômbia.

 Cerca de 20 empresas do sector do turismo participam hoje num ‘workshop' de apoio à venda dos seus produtos turísticos. E num país cujo fluxo de turistas para Portugal é muito reduzido, as empresas nacionais levam na bagagem alguns dos trunfos para captar novos clientes: o turismo religioso - com a oferta existente em Fátima -, a cultura e gastronomia, e a nova ligação aérea da TAP a Bogotá.

 O presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, não esconde ao Diário Económico a finalidade de marcar presença nesta visita. "Interessa-nos captar para os nossos hotéis em Portugal e no Brasil turistas colombianos, visto que a ligação aérea da TAP vem trazer essa acessibilidade a este país". Para Jorge Rebelo de Almeida, a Colômbia tem "revelado um grande potencial de crescimento e que, por isso, poderá tornar atractivo os investimentos".

Já o administrador de marketing e vendas do Tivoli Hotels & Resorts, Filipe Santiago, assume também que "nesta missão empresarial temos como objectivo dar a conhecer os destinos onde operamos em Portugal e no Brasil, a nossa marca e os factores diferenciadores que compõem os nossos hotéis". 

O gestor sublinha ainda que o grupo pretende "alargar a nossa rede de contactos e definir os parceiros ideais para trabalhar com a Tivoli Hotels & Resorts, tanto na área de lazer como na área de MICE [negócios]". Filipe Santiago revela que o Tivoli Hotels já recebe turistas colombianos em Portugal, apesar de não ter grande expressão em termos percentuais face a outros países sul-americanos. "Existe agora a oportunidade de conseguir aumentar a procura e torna-la mais consistente", realça a mesma fonte, que acredita que os principais produtos com potencial maior procura "serão circuitos em grupo ou de forma individual, ligados à vertente cultural, gastronómica e religiosa, em destinos como Lisboa, Sintra, Fátima/Coimbra, Porto/Douro". "O Algarve será também um destino a explorar", acrescenta.

Num mercado onde o turismo religioso motiva as viagens dos colombianos, o administrador do Fátima Hotels, Alexandre Marto, revela que "esta é já a terceira vez que teremos presença promocional na Colômbia", sendo que a decisão de estar presente prende-se com a "elevada performance da economia colombiana, existe uma população esmagadora e convictamente católica, e dá-se um enorme reconhecimento de Fátima por parte da população", sem esquecer o arranque do voo da TAP.

A mesma fonte admite que a unidade hoteleira já está a captar turistas deste país, mas "a maioria desses clientes entra por Madrid e utiliza operadores espanhóis. Fazem circuitos de turismo religioso que abarcam o triângulo Fátima-Compostela-Lourdes". Alexandre Marto sublinha que com o voo da TAP "abre-se uma oportunidade a que os circuitos entrem por Lisboa e permaneçam mais tempo em Portugal", pelo que defende "ser lógico apostar no turismo religioso, principalmente considerando o perfil da sua população".

A Colômbia é um mercado que a Dom Pedro Hotels definiu "como emergente faz sensivelmente um ano e no qual, desde aí, já fizemos duas acções ‘in loco', além de estarmos a desenvolver outras à distância", revela o director de marketing e venda desta cadeia hoteleira, Pedro Ribeiro. O mesmo gestor confirma que o objectivo desta missão empresarial "é captar fluxos para Portugal", sobretudo para o Dom Pedro Palace em Lisboa. "Tratando-se de um cinco estrelas de referência em Lisboa terá uma capacidade de atracção sobre segmentos mais de luxo e de grupos de empresas".

Pestana quer expandir presença local
O grupo Pestana é a única cadeia hoteleira portuguesa presente na Colômbia, com o hotel Pestana Bogotá de 83 quartos. O administrador do grupo para a região hispânica, Luís Araújo, assume ao Diário Económico que a América Latina é uma prioridade em termos de expansão, onde a estratégia passa por "captar turistas europeus e sul-americanos". 


Nesta fase, o Pestana Bogotá já conta com cerca de 30% de clientes portugueses, com o contributo das empresas com negócios neste país, mas a procura interna e regional tem sido mais significativa.
No entanto, Luís Araújo admite que a presença poderá não ficar por aqui, já que "a Colômbia tem várias oportunidades", em que o grupo pode jogar alguns com trunfos que já conquistou: a notoriedade da marca, a experiência na gestão de hotéis de cidade e de ‘resorts' e a capacidade de recuperar património histórico. 
Segundo o gestor, estes trunfos fazem com que "haja muito interesse da Colômbia e empresários em falar connosco para se ver como podemos expandir a nossa rede". 

Já no segmento das agências de viagens, nos últimos três anos "a Abreu tem vindo a desenvolver um trabalho junto de vários mercados da América Latina, envolvendo a Colômbia, México, Chile, Argentina e Peru, tendo por suporte uma estrutura de promotores e analistas de produto residentes, com o objectivo de captação de turistas que desejam conhecer Portugal e a Europa", avança fonte oficial da Agência Abreu. Sem revelar números, a agência adianta que, "três anos depois, os indicadores trazem à evidência que este é um investimento que vale a pena e cujo retorno está já a revelar-se em 2014".

 "Para o mercado colombiano, a empresa conta com um conjunto de pacotes de viagem que a partir da temática ‘Portugal Sensacional'", que destaca o melhor do País e que vai além da tradicional oferta de sol e praia. "Falamos da gastronomia, do enoturismo, do turismo cultural, sem esquecer, naturalmente também, outras referências muito requisitadas por este universo de turistas e que passam, por exemplo, pelo que Portugal oferece na área do turismo religioso", conclui a mesma fonte.

* Com papas e terços se....

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