18/07/2014

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HOJE NO
  "DIÁRIO ECONÓMICO"

Hotéis têm ocupação de 90% até Setembro

Depois dos números recorde de 2013, o sector prepara-se para reforçar o crescimento de indicadores como dormidas e receitas.
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O ano 2014 promete ser histórico para o sector do turismo em Portugal ultrapassando os números recorde do ano passado. Depois da época da Páscoa, os sinais de crescimento voltam a ser confirmados pelos dados do INE que revelam em Maio uma subida de 12,3% nas dormidas na hotelaria e de 19% nos proveitos. 


O optimismo é expresso pelos grupos hoteleiros como Pestana, Vila Galé, Tivoli, Amorim Turismo, Troiaresort ou Onyria que, em declarações ao Económico, não escondem as estimativas em alta para o Verão de 2014, as taxas de ocupação hoteleira rondam já os 90%. O bom desempenho deve-se em parte ao mercado doméstico, que volta a recuperar depois da crise financeira ter travado as intenções de férias dos portugueses durante a ‘troika'.

Do lado da tutela as perspectivas também são animadoras. O presidente do Turismo de Portugal, Cotrim de Figueiredo, antecipa que "2014 poderá ser de novo um ano histórico para o turismo português". O ministro da Economia, Pires de Lima, não tem dúvidas de que o sector está em "aceleração" e mantém "um papel fundamental no equilíbrio da nossa balança comercial".

No grupo Pestana, "as expectativas são de crescimento quer no Pestana Hotels & Resorts quer nas Pousadas de Portugal", garante fonte oficial do grupo liderado por Dionísio Pestana. De acordo com a mesma fonte, nas Pousadas de Portugal há a registar "taxas de ocupação de 90%, no Algarve. E ainda a muito boa surpresa da Pousada do Porto, com a mesma ocupação". 

Na hotelaria, o Algarve apresenta a maior taxa de ocupação, acima dos 90%", garante fonte oficial. Para este elevado nível de ocupação, tanto nos hotéis como nas pousadas sob a alçada do grupo Pestana, deve-se "à recuperação" da procura por parte dos portugueses. Em termos de clientes estrangeiros, os ingleses e alemães são os mercados emissores mais fortes, sendo de destacar "um crescimento muito expressivo do mercado francês".

Para o período de férias de Verão, "as boas ocupações estão, à partida, asseguradas, pelo que a margem para fazer crescer receita deverá acontecer via preço", revela o administrador de marketing e vendas da Tivoli Hotels & Resorts. Filipe Santiago realça que, até agora, 2014 "tem estado a correr bem, com bons crescimentos face ao ano passado". De acordo com o gestor, de Julho a Setembro, as ocupações são, por tradição, "altas quer no Algarve quer na cidade de Lisboa, atingindo valores próximos dos 100% em alguns hotéis", embora tenham "subido preços e reduzido promoções". Apesar de reconhecer que o crescimento é conseguido, sobretudo, com os clientes internacionais, Filipe Santiago admite que o mercado nacional, "após três anos de redução da procura de portugueses, em 2014, voltou a sentir algum crescimento, possivelmente em resultado de uma maior confiança das famílias na recuperação da economia nacional".

Os hotéis Vila Galé Lagos, Vila Galé Ampalius (Vilamoura) e Vila Galé Cerro Alagoa (Albufeira) são os hotéis que registam maior procura na região do Algarve, "esgotando também com maior antecedência" realça o administrador do grupo Vila Galé. Gonçalo Rebelo de Almeida antecipa taxas de ocupação entre 80% e 85%, nos meses de Julho a Setembro, e acima de 90%, em Agosto, nos hotéis do grupo no Algarve. Na Costa de Lisboa, o Vila Galé Cascais é o hotel com maior procura, sobretudo pelos estrangeiros.

Com uma estimativa de crescimento a dois dígitos, a Amorim Turismo também confirma a tendência positiva. O presidente executivo da empresa, Jorge Armindo, admite que as "expectativas são boas. Neste momento, os números já são superiores aos do Verão de 2013". Quanto ao mercado interno, Jorge Armindo realça que, após a quebra de 2012, "o cenário de crise ainda tem impacto na decisão das férias". Mas "registamos uma grande concentração nos meses de Julho e Agosto", acrescenta.

Na Sonae Turismo, "a previsão é de crescimento". Os hotéis apresentam valores acima dos de 2013, tanto em receitas como em volume de noites, garante o director comercial de ‘hospitality' da empresa. Sem revelar números, Agustin Sousa Macedo sublinha que há "boas perspectivas para o Verão, quer nos Apartamentos Turísticos e ‘Beach Houses Troiaresidence' e Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, em Tróia, quer no Aqualuz Suite Hotel, em Lagos".

Na Onyria "as expectativas são ligeiramente optimistas em Julho e Agosto", diz o director comercial do grupo. João Pinto Coelho salienta que prevê "manter o número de clientes portugueses, depois de ter diminuído três anos consecutivos".

* Portugal tem bons hotéis para todas as bolsas,  boa comida e bons profissionais, além ser um um lindíssimo país com um povo hospitaleiro, a chave do sucesso.


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