31/07/2014

ANDREIA FREITAS

.


Excesso de 
peso sobrecarrega 
a coluna

O excesso de peso – fator de risco evitável para uma série de doenças – é também responsável por desencadear disfunções na coluna, devido à sobrecarga e estiramento excessivo a que as estruturas articulares estão sujeitas. 

Procure reparar numa pessoa com excesso de peso; se for o seu caso, observe-se ao espelho. A cabeça ultrapassa os ombros? O pescoço é bem visível? A zona toráxica apresenta um aspeto corcunda? A barriga está projetada para a frente e a curvatura da zona lombar aumentou? No indivíduo com excesso de peso a manutenção do equilíbrio e a estabilidade da coluna ficam comprometidos, devido à distribuição da gordura que interfere diretamente no alinhamento corporal, promovendo uma sobrecarga que provoca o aparecimento de desvios posturais. As queixas mais frequentes surgem na zona lombar. 

A acumulação de gordura, a nível abdominal, leva a uma biomecânica deficiente, devido à distensão e fraqueza dos músculos. Para combater estas alterações, proceda a um programa de consciencialização da postura e reeducação da contração muscular, nomeadamente, ao nível dos estabilizadores lombares. 
O músculo transverso do abdómen (TA) deverá ser o primeiro a ser trabalhado; graças à orientação horizontal das suas fibras, funciona como uma cinta que sustenta a coluna. Imagine que quer vestir as calças preferidas, mas o fecho está com dificuldade em subir – a contração no baixo-ventre ativa o TA. Inicialmente, é difícil fazer de forma seletiva, pois há a tendência para contrair os músculos do abdómen de forma desordenada. Com o acompanhamento de um profissional especializado e treino adequado, irá interiorizar a contração que começará a fazer parte do dia a dia, não sobrecarregando as regiões lombar e sacroilíaca, e obtendo assim uma melhor postura, mesmo com uns quilinhos a mais…

Fisioterapeuta

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
30/07/14


.

Sem comentários:

Enviar um comentário