05/06/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Governante mergulhou e 
anunciou projetos ambientais

Um grupo de trabalho vai articular os serviços de dois ministérios em assuntos relacionados com a biodiversidade marinha e fazer o levantamento das áreas marinhas, que podem dar um contributo para a economia verde, disse hoje um responsável governamental.

O secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, que visitou e mergulhou nas Berlengas para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, disse à agência Lusa que foi constituído um grupo de trabalho com a missão de assegurar a articulação entre os serviços e organismos do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) e do Ministério da Agricultura e Mar (MAM).
 
A articulação pretendida refere-se a matérias relativas à biodiversidade marinha, como classificação de áreas protegidas ou a partilha de informação técnica.

O grupo de trabalho deve elaborar um relatório do levantamento de todas as matérias relevantes relativas à classificação de áreas marinhas protegidas até 15 de setembro.

"Gostaríamos de destacar a importância das áreas marinhas e do contributo que podem ter no contexto da economia verde, acreditamos que existe um potencial que deve ser aproveitado dos nossos recursos naturais, da biodiversidade, que pode promover um desenvolvimento sustentável de base local com um papel importante para a coesão social", salientou Miguel Castro Neto.

O secretário de Estado referiu-se ainda ao programa LIFE+Berlengas, recentemente aprovado pela Comissão Europeia, e cujos trabalhos vão iniciar-se na próxima semana.

"Nos próximos anos, a SPEA [Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves], em conjunto com o ICNF [Instituto de Conservação da Natureza e Florestas] e a Câmara de Peniche vão fazer um esforço intenso de monitorização da fauna das Berlengas e de melhoria do seu habitat e da gestão das condições ambientais das ilhas", explicou Miguel Castro Neto. 

O projeto LIFE+Berlenga envolve um investimento de 1,4 milhões de euros e tem como objetivo ajudar a repor os valores da Reserva Natural das Berlengas, composta pela ilha da Berlenga, as ilhas menores e ilhéus.

Protegidas desde 1981, as Berlengas têm importância como ecossistema insular e associa o valor biológico da área marinha envolvente, o interesse botânico das espécies presentes e o património arqueológico subaquático, também um importante habitat de nidificação de espécies marinhas protegidas.

* Este governo tem melhores secretários de Estado que ministros, só alguns.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário