22/06/2014

.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"

Papa Francisco condena 
todas as formas de tortura 

O papa Francisco condenou hoje, na festa do 'Corpus Christi', qualquer forma de tortura e instou os fiéis católicos a trabalhar para aboli-la, assim como para ajudar as vítimas e as suas famílias. 
.
“No próximo dia 26 de junho terá lugar a Jornada Internacional das Nações Unidas para a apoiar as vítimas de torturas. Nesta circunstância, reitero a firme condenação de qualquer forma de tortura”, disse o pontífice argentino perante milhares de pessoas que estavam na Praça de São Pedro. “Convido todos os cristãos a trabalhar para aboli-la e apoiar as vítimas e as suas famílias”, continuou o papa, numa reflexão após o Angelus.

Antes, o papa recordou a importância de praticar a caridade com o próximo, de “dar esperança aos que a perderam e de acolher os excluídos”. 


Também se referiu do dom que Jesus deu aos católicos, no dia em que se celebra a festa do corpo e sangue de Cristo. “Jesus não veio ao mundo para dar qualquer coisa, sim para dar a sua própria vida como alimento aos que têm fé nele”, disse o sumo pontífice.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264. Em 1263, um sacerdote boémio, Pedro de Praga, dirigiu-se a Roma quando parou na cidade vizinha de Bolsena para celebrar missa, mas o padre duvidou da presença real de Cristo na eucaristia e pediu a Deus “um sinal”.

Segundo a tradição católica, (falcatrua para os outros), algumas gotas de sangue emanaram de forma imprevista da hóstia sagrada e caíram sobre o tecido que se estende no altar para colocar o pão e vinho sagrados, pano que está guardado na catedral de Orvieto, no centro de Itália.

* Não é algo especial ser contra todas as formas de tortura, nós, os pensionistas do blogue e somos "ordinary people", também somos da mesma opinião. Temos é uma vantagem, não temos qualquer responsabilidade na produção de tochas humanas como a  Inquisição, nem nunca apoiámos regimes ditatoriais.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário