28/06/2014


 HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Obra de arte macabra atrai turistas 

 Bonecas, em vários estados de degradação, penduradas pelo jardim atraem turístas. História por detrás da obra fascina quem lá passa. 


 A ‘Isla de las Munecas', ilha das bonecas em português, é uma obra de arte macabra e uma grande atração turística no sul da Cidade do México. Julian Santana Barrera, um artista mexicano, criou um santuário dedicado a uma menina que se afogou naquela zona há mais de 50 anos. 

O artista e ex-recluso, começou a sua obra há mais de 50 anos depois de encontrar uma boneca a boiar num canal, poucos dias depois do corpo da criança ter sido encontrado no lago. Reza a lenda que Barrera acreditava que o espírito da menina estava aprisionado naquela boneca. Levou-a consigo e pendurou-a no seu jardim, mas começou a achar que a boneca o estava a assombrar. Para apaziguar o ‘espírito' da boneca e da menina que nela habitava, o artista resolveu juntar mais bonecas. 

Foi assim, que o seu jardim se encheu de brinquedos. Ao longo dos anos, os turistas curiosos e fascinados com a lenda, levaram centenas de bonecas para o jardim de Barrera. Vários moradores chegaram a afirmar que durante a noite, as bonecas sussurravam. O destino de Barrera não foi melhor do que o da menina que perdera a vida no lago. O artista viria a morrer em 2001, depois de ter caído mesmo lago. 

* Simplesmente macabro e ridículo.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário