21/06/2014

.
 HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"

Museu de cachalotes e lulas 
abre no domingo na Madalena

O primeiro museu municipal da Madalena do Pico, nos Açores, é inaugurado no domingo e será dedicado aos cachalotes e às lulas.
 
“É uma coleção do cientista Malcolm Clarke, que faleceu. Mas ainda em vida, por proposta dele, fizemos a aquisição da exposição”, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, acrescentando que vão estar patentes ao público “várias espécies colhidas ao longo de anos, embalsamadas e tratadas do ponto de vista científico”.

O Museu dos Cachalotes e das Lulas, cuja inauguração decorre no domingo pelas 19:30 com a presença da viúva de Malcom Clarke, representou um investimento municipal de 120 mil euros e irá funcionar sete dias por semana, com entradas pagas.

À espera dos visitantes, este novo museu, localizado no Estádio Municipal da Madalena do Pico, terá “exemplares volumétricos à escala real de cachalotes e da sua principal fonte de alimentação, as lulas”, assim como quadros explicativos.

“É de todo o interesse, quer do ponto de vista científico, quer cultural e turístico ter esta exposição. Não tínhamos interesse que ela saísse da ilha do Pico. Para nós é um conteúdo importantíssimo para oferecermos a quem nos visita e também aos locais, que muitos não têm noção da dimensão desta exposição”, sustentou o autarca.

José António Soares referiu que a valorização e a promoção da identidade e das potencialidades da Madalena, como alicerces do incremento turístico e económico, são “cruciais para o efetivo desenvolvimento local”.

Admitindo que a expetativa quanto à afluência ao museu “é grande”, o presidente da Câmara da Madalena adiantou que na fase inicial o equipamento irá funcionar com recursos municipais, mas admite que possam vir a ser criados dois a três novos postos de trabalho.

O perito de renome internacional em cefalópodes e cetáceos e colaborador da Universidade dos Açores Malcolm Clarke trabalhou 58 anos em oceanografia biológica, fisiologia e ecologia de animais marinhos, sendo autor, coautor e editor de mais de 150 artigos e livros científicos.

Nascido em Birmingham em 1930, no Reino Unido, o investigador inglês escolheu os Açores, especificamente a ilha do Pico, onde comprou uma casa, para viver, tendo falecido em maio de 2013.

O presidente da Câmara Municipal da Madalena adiantou, ainda, que além desde primeiro museu municipal dos cachalotes e lulas está previsto para julho a inauguração no concelho da Casa do Missionário, “com interesse turístico e preservação da história local”.

* Mais um motivo para  se apreciar a excepcional beleza das Ilhas de Bruma.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário