09/04/2014

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Ucrânia anunciou que vai deixar de
. bombear gás russo que abastece a Europa

A Ucrânia anunciou, esta quarta-feira, que deixou de bombear gás russo para os depósitos subterrâneos que abastecem hidrocarbonetos à Europa, porque não aceita a subida do preço anunciada por Moscovo.

"A partir desta quinta-feira não bombeamos mais gás" , disse o ministro da Energia da Ucrânia, Yuri Prodan, citado pelas agências locais.

Prodan sublinhou que Kiev não aceita o novo preço do gás russo que chega quase aos 500 dólares (362 euros) por mil metros cúbicos, razão pela qual a Ucrânia já recusou pagar o abastecimento referente ao mês de março.

De acordo com o ministro, a dívida respeitante a março ascende a pelo menos 550 milhões de dólares (398 milhões de euros).

O governo de Kiev, durante as negociações, mostrou-se disposto a pagar 268 dólares (194 euros) por mil metros cúbicos, o valor da tarifa concedida por Moscovo às antigas autoridades ucranianas.

Entretanto, a Rússia já avisou que se verifica uma "preocupante descida de gás natural nos depósitos subterrâneos ucranianos", construídos no país e que garantem o abastecimento de gás à Europa.

A empresa russa Gazprom, que detém o monopólio do setor, também alertou que o esvaziamento dos depósitos subterrâneos pode afetar o envio de gás russo para a Europa no inverno.
 
A Gazprom anunciou na quinta-feira passada o aumento do preço do gás para a Ucrânia, que vai passar a custar, a partir do final de abril, 485,5 dólares (351 euros) por mil metros cúbicos.


* Isto pode ser o rastilho para uma guerra que não é de palavras.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário