16/04/2014

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

IPO como “casa de esperança” 

 Unidade portuense assume-se como "maior prestador de cuidados de saúde em oncologia".

Se há uns anos o IPO era um pequeno centro de aplicação de cobalto em doentes terminais, hoje é o maior prestador de cuidados de saúde em oncologia", afirmou ao CM Laranja Pontes, administrador do IPO do Porto, unidade que celebra amanhã 40 anos. 


"É uma casa de esperança", referiu Maria José Névoas, 64 anos, diagnosticada com cancro da mama há dez anos. "Quando soube que tinha cancro, fiquei chocada, mas consegui superar graças à dedicação dos médicos do IPO", explicou a antiga utente, hoje voluntária na instituição. 

O IPO do Porto adotará amanhã o nome de Instituto Português de Oncologia e Esperança. "É a mensagem que queremos passar aos doentes e o sentimento que deve ter quem vem aqui ser tratado", indica Laranja Pontes. Arminda Machado, 60 anos, foi das primeiras funcionárias do IPO do Porto. 

"Quando os doentes entravam aqui, há 40 anos, vinham amedrontados e nem o pessoal queria ser transferido de outras unidades de saúde, mas este é agora um hospital de referência", acrescentou a secretária administrativa. 

* Toda a gente que trabalhe na luta contra o cancro é um anjo de esperança, em qualquer parte do mundo. Parabéns ao IPO do Porto pelas maravilhas conseguidas

.

Sem comentários:

Enviar um comentário