14/04/2014



HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

AICEP apoia internacionalização 
de 20 empresas portuguesas
 “Novos Exportadores” nos EUA 

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal está a apoiar a internacionalização de 20 empresas portuguesas nos EUA, através de um projeto pioneiro chamado "Novos Exportadores".

Segundo o diretor do escritório da AICEP em Nova Iorque, Rui Boavista Marques, os EUA foram escolhidos por existirem oportunidades por detetar e um número substancial de empresas exportadoras de produtos inovadores e competitivos que ainda não exportam para o país.
 
PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO
 "Portugal tem com os EUA uma balança comercial positiva desde 1997, sendo um importante destino das exportações de serviços e produtos inovadores, mas é importante reconhecer que ainda existem novas oportunidades que interessa detectar e concretizar", revelou o responsável. 

O concurso foi lançado em finais de 2013, tendo-se candidatado 61 empresas, maioritariamente dos sectores de moda, tecnologia de informação e agro-alimentar. "O que importava era o conteúdo inovador do produto ou serviço e a adequação do produto ao mercado e a maturidade e capacitação do ponto de vista por ser exportável", indicou o diretor. 

 Acabaram por ser escolhidas empresas como a Biocaracol (agroalimentar), a Chatron (energias renovaveis), a Bo Bell (calçado), a Sá, Aranha e Vasconcelos (arquitetura e design) e a Card4B (ciência e tecnologia). As 20 empresas escolhidas participaram depois num roadshow aos EUA. Oito delas deslocaram-se a S. Francisco de 2 a 4 de Abril e outras 12 visitaram Nova Iorque de 7 a 9 de Abril. 

 Durante estas visitas, aconteceu perto de uma centena de encontros com potenciais importadores, agentes e parceiros no mercado. Todas as empresas receberam formação sobre o mercado norte-americano, para aumentar a eficácia da deslocação. "Para já a resposta é positiva, mas existe a consciência que tudo depende do bom acompanhamento destas possibilidades que agora foram abertas. Para se entrar num novo mercado tão exigente como o dos Estados Unidos, é preciso persistência e aposta estratégica ao mesmo tempo que é preciso dedicar meios humanos e recursos de marketing adequados", explicou Rui Boavista Marques. 

As exportações de bens portugueses para os EUA duplicaram em 4 anos, de 1.012.141 mil Euros em 2009 para 2.000.855 mil Euros em 2013. No ano passado, as exportações cobriram as importações em quase 240%. Segundo as ultimas estatísticas, de 2012, cerca de 2300 empresas exportaram para os EUA.

* Fervilham no léxico noticioso termos folclóricos como "implementar", "pioneiro", "acertivo", "inovador" e mais um chorrilho deles, não observámos que nenhum tirasse a fome  aos portugueses. Esta notícia é quase de certeza cópia duma "newsletter", interessante o termo, emanado do AICEP
É preciso "verdade", um termo que os políticos portugueses desconhecem o significado.


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