03/03/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

DouroAzul compra cacilheiro 
de Joana Vasconcelos

A DouroAzul exerceu o direito de preferência sobre a aquisição do Trafaria Praia, antigo cacilheiro recuperado e trabalhado por Joana Vasconcelos, que operou como Pavilhão de Portugal no decurso da Bienal de Veneza de 2013, anunciou a empresa em comunicado.
 .
"Durante toda a Bienal, o Trafaria Praia realizou dois cruzeiros diários (um de manhã e outro da parte da tarde) com duração de 1 hora, pela Lagoa de Veneza passando em frente à histórica Praça de São Marcos. A embarcação foi visitada por mais de 106 mil pessoas ao longo dos sete meses que esteve em Veneza, tendo transportado mais de 20 mil passageiros nos cruzeiros que efectuou", revela a empresa.

O navio é um antigo cacilheiro da Transtejo e estava desactivado desde 2011. "O projecto de pavilhão ambulante de Joana Vasconcelos permitiu a sua recuperação, bem como a sua transformação numa representação artística da cultura portuguesa."
O Trafaria Praia tem um comprimento de 28,17m e uma boca de 7,5m, tendo uma capacidade total para 275 passageiros.

Está prevista a chegada a Lisboa do cacilheiro no final desta semana (caso as condições climatéricas assim o permitam).

"O Trafaria Praia irá agora ficar num estaleiro naval na zona de Lisboa, onde serão montados os painéis de azulejos que retratam uma vista contemporânea da cidade de Lisboa - desmontado para a viagem de regresso - bem como será revista a instalação artística que se situa no interior da embarcação", avança ainda a Douro Azul.

"No futuro próximo, o Trafaria Praia fará a sua estadia num cais situado entre o Cais do Sodré e a Ribeira das Naus, que está a ser preparado para o efeito e onde poderá ser visitado, já a partir de Abril."

A DouroAzul irá também operar quatro cruzeiros turísticos por dia (dois de manhã e dois à tarde) com a duração de 1 hora, e que farão a ligação entre o Terreiro do Paço e a Torre de Belém. Estes cruzeiros terão um preço de 15 euros por adulto, sendo que a visita à instalação artística sem cruzeiro custará 5 euros, preço para adulto.

"Futuramente, o Trafaria Praia estará disponível para visitar outros portos portugueses, a convite, que reúnam as condições necessárias para o receber, permitindo assim que um maior número de portugueses possa conhecer e visitar esta obra", conclui o comunicado.

* A "Douro Azul" é uma saudável referência no panorama turístico português!


.

Sem comentários:

Enviar um comentário