16/02/2014



ESTA SEMANA NA
" SÁBADO"

Mulher com cancro 
despe-se no Facebook 
Aviso: imagens explícitas.

 Ela retirou as mamas e o útero - esta última operação só por prevenção

No ano passado, precisamente no dia em que fez 32 anos, a australiana Beth Whaanga recebeu uma péssima notícia: tinha cancro da mama. 


Os médicos disseram-lhe ainda que tinha o gene BRCA 2, que indica uma predisposição para contrair cancro (da mama, ou outros). Beth Whaanga começou os tratamentos para combater a doença e tomou uma decisão radical.

Além de ter retirado as duas mamas (mastectomia) e de posteriormente ter feito uma reconstrução, decidiu fazer também uma histerectomia (remoção do útero) preventiva, ou seja, não tendo sido diagnosticado qualquer cancro nessa área, quis evitá-lo no futuro.
Este tipo de operação ficou celebrizado no ano passado quando a actriz Angelina Jolie anunciou que fizera uma dupla mastectomia preventiva, porque, disse, tinha 87% de probabilidades de contrair a doença e porque não quis passar pelo calvário da mãe, que lutou contra o cancro 10 anos e morreu com 56. Angelina Jolie tinha o gene BRCA 1.

Beth Whaanga foi ainda mais longe.
Pacata mãe de família (tem quatro filhos), saltou do anonimato porque decidiu pedir a uma amiga para a fotografar nua, com as marcas das operações bem visíveis.
Depois, pôs as imagens na sua página pessoal do Facebook, com indicações e setas do tipo de operações.
Uma das setas apontava para o cabelo, dizendo que estava “em processo contínuo de queda”.

As reacções não se fizeram esperar. Muitos amigos apoiaram-na e louvaram-lhe a coragem, mas outros ficaram chocados pelas imagens.
Segundo é reportado na imprensa internacional, cerca de 100 pessoas “desamigaram-na” do Facebook.

Beth Whaanga diz que as imagens não são sexuais, nem podem ser vistas assim. O seu objectivo foi alertar para os riscos do cancro, nomeadamente a prevenção (com operações cirúrgicas e procedimentos de autoexame).
“Todos os dias cruzamo-nos com pessoas que parecem normais, mas, por vezes, debaixo das roupas, os seus corpos contam uma história diferente. Novos e velhos, idade não importa, o autoexame é vital. Pode acontecer-lhe a si”, escreveu no seu mural.

Beth Whaanga acrescentou que depois das operações sentiu que ia viver mais, e que isso era bom, não só para si, mas sobretudo para a sua família.

Acrescente-se que, após algumas denúncias, o Facebook contactou-a e disse-lhe que não iria censurar as imagens.

* ENORME CORAGEM!!!


.

Sem comentários:

Enviar um comentário