07/02/2014

.


3.TORRES




FANTÁSTICAS


ANTILIA



Mukesh Ambani é o homem mais rico da Índia e numa orgulhosa demonstração de  prova, mandou construir uma arranha-céus mansão ao qual vai chamar 'Antilia'. Antilia é o nome duma ilha mítica que alguns acham que se situa no Oceano Atlântico perto de Espanha.


A ultra-luxuosa residência do Sr. Ambani situa-se na categoria das lendas e, de acordo com o Mumbai Mirror, tem o equivalente a 60 andares em altura e o seu exterior é espelhado como um tradicional arranha-céus.

O terreno foi comprado em 2002 e a construção foi considerada como o projecto mais ambicioso da história recente. O edifício foi concluído em 2013. São necessárias 600 pessoas em permanência para manter este gigante em funcionamento.


A estrutura tem 27 andares, o que implica tectos muito mais altos do que o normal, divididos em : seis andares para parqueamento, um andar para entretimento, quatro andares para jardins ao ar livre, dois andares para o health club, dois andares designados como andares de encontros de emergência, dois andares para os convidados, quatro andares para a família mais chegada do Sr. Ambani, três andares para manutenção do edifício, um andar para trabalhos mecanicos e, logo abaixo do heliporto, situado no telhado, ficará a sala de control do heliporto.


O AMARGO DE BOCA
Mas a especulação acerca do motivo que levou o Sr. Ambani, a sua esposa Nita e os seus dois filhos a não se mudarem para a sua extravagante nova casa tem aumentado.
De certeza que a propriedade- que tem três helioportos, seis andares para parqueamento e uma série de jardins flutuantes- é suficientemente confortável.
De acordo com informações, a família Ambani está preocupada que o edifício não esteja de acordo com o antigo principio arquitectónico indiano de vastru shastra, e recusou-se a mudar com medo que a casa lhes traga má sorte.

Teem passado filmes no seu  teatro e jantares teem sido dados no grande salão, servidos por  empregados treinados pela luxuosa cadeia de hoteis Oberei.
Mas os seus proprietários regressam no fim de cada festa à sua antiga residência, nunca pernoitando na nova casa.

Vastu, uma filosofia que orienta a arquitectura dos templos Hindu, enfatiza a importância de encarar o sol nascente - e apesar da surprendente soma gasta na casa  Antilia  o lado orienteal do edifício não tem nem janelas nem aberturas que cheguem para permitir que os residentes recebam luz matinal suficiente.

Em vez de se mudarem para a sua casa de sonho, os Ambanis continuam a residir na mais modesta torre de 14-andares no lado sul da cidade que compartilham, nos vários andares, com o resto da sua extensa família. 

Tushar Pania, porta-voz da empresa do Sr. Albani, rejeitou as perguntas acerca da relutância da família Albani em viver na casa Antilia como mexericos.
Muitos residentes de Munbai criticaram a construção como sendo uma ostentosa demonstração de riquesa num país onde a maioria das pessoas vive com menos de $2 por dia.


A cerca de meio quilómetro da torre do Sr. Ambani, uma torre concorrente está a ser construída pela família Singhania, que controla a indústria da confecção.
Vistos à distância, os dois edifícios são surpreendentemente similares, com grandes janelas voltadas para o mar, enormes colunas e uma  fachada de quebra-cabeças quase idêntica


.

Sem comentários:

Enviar um comentário