04/10/2013

.
HOJE NO
"DESTAK"

Conselho Economico e Social demarca-se do optimismo do Governo nas GOP 

O Conselho Económico e Social (CES) demarcou-se do otimismo manifestado pelo Governo na proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) para 2014, referindo o aumento do desemprego, das falências de empresas e da pobreza.


 "O otimismo do Governo contrasta fortemente com os números do desemprego, com o número de empresas falidas, com a redução do poder de compra das familias e com o aumento da pobreza. Contrasta ainda com o continuado aumento da dívida pública", diz o projeto de parecer do CES, a que agência Lusa teve acesso, que vai ser discutido e aprovado segunda-feira pela Comissão Especializada Permanente de Política Económica e Social (CEPES). 

 Segundo o projeto de parecer, que será posteriormente aprovado pelo plenário do CES, as condições de financiamento da economia portuguesa "são extremamente penalizadoras" e, apesar da afirmação do governo de que estão a ser criadas as bases para uma economia mais competitiva e dinâmica, "estão a ser criadas preocupantes condições de rutura social". 

#######################################################

Conselho Económico e Social critica
 falta de estratégia e de soluções 
para a crise das GOP 

O Conselho Económico e Social (CES) manifesta preocupação com a "crescente irrelevância" da proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) para 2014, com a sua falta de "visão estratégica" para economia e de soluções para o país sair da crise. 
"O CES encara, assim, com alguma preocupação a crescente irrelevância de um documento como as GOP, em especial num contexto em que as grandes opções se confundem com as do Memorando de Entendimento", diz a nova versão de parecer do CES, a que agência Lusa teve acesso. 

A Comissão Especializada Permanente de Política Económica e Social (CEPES) vai discutir e aprovar segunda-feira este projeto de parecer sobre as Grandes Opções do Plano para 2014, elaborado pela conselheira Adilia Lisboa.

* Estamos completamente esclarecidos

.

Sem comentários:

Enviar um comentário