30/09/2013

.
HOJE NO

" O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Rui Moreira diz que o Porto 
" dará o exemplo para Portugal" 
"É possível fazer diferente" 

O independente Rui Moreira hoje eleito presidente da Câmara do Porto afirmou que estas eleições são um “sinal claro de que é possível fazer diferente”, prometendo que o Porto dará “o exemplo para Portugal”. 

 No seu discurso de vitória, Rui Moreira prometeu “romper com o atual estado das coisas”, reafirmando não ser contra os partidos, mas que “os partidos não têm estado bem” e “têm eles também de ser diferentes”. “Pela primeira vez, o partido que venceu na cidade foi o Porto”, destacou, considerando que a sua vitória “é um sinal claro de que é possível fazer diferente”. 


Segundo Moreira, “se os partidos não entenderem o que se passou aqui hoje, então não percebem nada” do que o seu movimento independente quer. “O Porto, mais uma vez na sua história, mostra de que é feito, mostra a sua fibra”, disse, ”o Porto não se deixa influenciar nem por mensagens nem por promessas irresponsáveis”. Para Moreira, quem fez essas “promessas irresponsáveis” é quem “não conhece nem o Porto nem os portuenses”. “Só no Porto era possível acontecer o que aconteceu hoje nesta cidade”, frisou, garantindo que vai cumprir o seu programa e não se esquecer daquilo que viu e ouviu durante a campanha eleitoral. 

O presidente eleito esta noite dirigiu também críticas a todos aqueles que “desde o início tentaram impedir” a sua candidatura, “procurando condicionar os apoiantes que, obviamente, não se deixaram afetar”. “Desde as mais altas individualidades do Estado até comentadores de televisão, com pretensões políticas individuais, e dirigentes e comentadores de jornais, que permanentemente tentaram intoxicar a população. Esqueceram-se também eles que estavam a falar com o Porto e o Porto é diferente, nós somos diferentes”, indicou. Rui Moreira, que garantiu aos seus apoiantes que não os irá “desapontar”, disse pretender introduzir “novos protagonistas na cidade, na vida pública e na política”. “Porque um dos motivos pelo que votaram em nós foi para romper com atual estado das coisas, em que são sempre os mesmos que permanentemente se instalam nos corredores do poder, gerindo compadrios e desperdiçando os recursos públicos de todos nós”, sustentou. 

 Rui Moreira fez questão de saudar o candidato Manuel Pizarro (PS) “pela dignidade da sua declaração” de derrota nesta corrida à presidência da Câmara. 

Para além de Rui Moreira, concorreram à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Manuel Pizarro (PS), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), Nuno Cardoso (independente), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP). RESULTADOS FINAIS O independente Rui Moreira foi eleito presidente da Câmara Municipal do Porto, de acordo com os dados da Direção Geral de Administração Interna. 

 Num concelho em que todos os candidatos (oito) eram estreantes, o CDS rompeu uma coligação de 12 anos com o PSD para apoiar Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto desde 2001. Os seus principais adversários eram o socialista Manuel Pizarro e o social-democrata Luís Filipe Menezes, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. 

O social-democrata Rui Rio, que preside à autarquia desde 2002, recusou-se a apoiar Menezes.

* Um "arrebenta" dos caciques e interesses instalados durante décadas em alguns municípios, uma vitória absoluta. Desejamos que dignifique o cargo.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário