22/07/2013

.
HOJE NO
" DIÁRIO ECONÓMICO"


Dívida pública portuguesa 
é a terceira maior da UE

A dívida pública portuguesa chegou aos 127,2% do PIB no primeiro trimestre, acima da meta fixada com a 'troika'.

O rácio de dívida pública atingiu os 127,2% do PIB no primeiro trimestre, o que coloca Portugal no terceiro lugar no ranking da União Europeia que compara os rácios de dívida pública, revelam os dados divulgados hoje pelo Eurostat.

E PIROU-SE
Este valor encontra-se acima da meta definida com a ‘troika' durante a sétima avaliação e que coloca o rácio de dívida nos 122,3% do PIB.
À frente de Portugal estão a Grécia, com a dívida a tocar os 160,5% do PIB, e a Itália, onde a dívida pública está nos 130,3% do PIB.
Entre os 27 países da UE, 21 registaram crescimentos da dívida face aos valores registados no final do ano passado. Nesta comparação, Portugal observou o sexto maior crescimento, com a dívida a passar de 123,8% para os 127,2% do PIB, ou seja, 3,4 pontos percentuais acima do valor de Dezembro de 2012. O maior aumento verificou-se na Irlanda, onde o rácio de dívida cresceu 7,7 pontos percentuais, para 125,1% do PIB.

Na comparação com o trimestre homólogo, 24 países do espaço comunitário mostraram agravamentos das dívidas. A Grécia foi o país onde o crescimento da dívida foi mais significativo (24,1 pontos percentuais), tendo Portugal registado o terceiro maior agravamento (14,9 pontos percentuais acima).

Com estes níveis de dívida, os países da zona euro apresentaram no primeiro trimestre uma dívida igual a 92,2% do PIB, um crescimento tanto na comparação homóloga como em cadeia.

* Só com um pano encharcado na fuça dos nossos governantes.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário