09/05/2013

.
 NÃO EMIGRES,
MIGRA

  


Colóquios no IGNITE

Emigrar não é o destino irremediável dos jovens do interior. A ideia é vincada por Armindo Jacinto, da Naturtejo, que no Ignite defendeu a aposta no turismo de natureza enquanto vantagem económica para o território do geoparque, onde existem apoios e oportunidades.


Mesmo que o verso e a cábula não sejam habituais no Ignite, o que importa é cativar o público. É essa a filosofia deste formato aberto de conferências, conhecidas pelo ambiente descontraído. Um ano depois da estreia em Castelo Branco, a trigésima edição do Ignite Portugal voltou a juntar uma centena de participantes no Cine-Teatro Avenida. Uns vieram para inspirar e serem inspirados, outros para se divertirem ou estabelecerem contactos.

Dada a ignição, num encontro dedicado aos desafios do Portugal rural saltam à vista as histórias de vida e os conselhos para fazer a diferença também no interior. As propostas vão desde a economia solidária e a alimentação saudável, aos testemunhos de quem trocou a cidade pelo campo.

Cinco minutos não chegam para mudar o país ou o mundo, mas é o tempo que cada orador dispõe para partilhar uma história, ponto de vista ou experiência capazes de surpreender e "incendiar" a plateia. Em cima da palete são necessárias síntese e criatividade, trampolim de ideias onde há que contornar a passagem rápida das imagens e demonstrar que mitos e obstáculos podem ser transformados em oportunidades.

O empreendedorismo e o discurso motivacional são temas habituais no Ignite, mas desta feita deram-se a conhecer projetos e soluções para os problemas da região. Da agricultura biológica à promoção do livro e da leitura, são propostas que valorizam a ligação à comunidade.

Ao vivo ou à distância, quase duas dezenas de oradores, alguns deles repetentes, puderam partilhar as suas visões de futuro. Uma janela aberta para o mundo, a provar que no interior também há espaço para a inovação social ou tecnológica.

Por entre um abraço coletivo ou um networking surpresa, fica o incentivo de quem se fez à estrada e meteu mãos à obra. Um regresso ou não às origens com novos projetos, em busca de estilos de vida equilibrados e sustentáveis.

Editado pela BEIRA TV


.

Sem comentários:

Enviar um comentário