10/04/2013

.
HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"

 Menezes promete “dar” mais
 50 mil habitantes ao Porto

O candidato do PSD à Câmara do Porto tem “Um Plano para o Repovoamento” da Invicta, apresentando como “ambição” atrair “mais 50 mil habitantes numa década”. São mais de 60 as propostas de Luís Filipe Menezes, distribuídas por seis pólos da cidade - do denominado Atlântico ao do Ambiente.
 
Mais um habitante a caminho
O presidente da Câmara de Gaia e candidato social-democrata à autarquia do Porto, nas próximas Autárquicas, apresenta esta tarde “Um Plano para o Repovoamento” da cidade.

Constatando a perda de 90 mil habitantes nos últimos 30 anos, para os cerca de 238 mil actuais (números de 2011), Luís Filipe Menezes promete, em registo de “ambição”, atrair para a Invicta “mais 50 mil habitantes numa década”.

Num documento a que o Negócios teve acesso, Menezes compromete-se a “repovoar a cidade do Porto, para acolher os residentes e visitantes, avivando novas centralidades no respeito da memória, material e imaterial, doada e aprontando um futuro mais forte”.

Nesse sentido, avançará com “Um Documento Estratégico para o Repovoamento da Cidade do Porto, que a observe e diagnostique globalmente, evidenciando os pólos de notoriedade, e os eixos estratégicos e de desenvolvimento, da cidade do Porto ligando-a às regiões e ao mundo”.

Acresce ainda “Um Documento Macro-Estratégico, que presidirá ao diálogo, para a convergência de ideias e vontades, corroborando para um Projecto de Cidade entre entidades particulares ou públicas, as quais vão evidenciar as actividades sociais, culturais e económicas, para um Porto forte, dentro e fora do País”.

O plano de repovoamento assenta na divisão da cidade em seis pólos – o do Ambiente (abrangendo o Parque da Cidade, na freguesia de Aldoar), Atlântico (freguesias de Nevogilde, Foz do Douro e Lordelo do Ouro), Conhecimento e Saúde (zona que acolhe, por exemplo, o Hospital de S. João e o Campus universitário da Asprela), Memória (centro histórico) e Inovação (freguesia de Campanha, a mais pobre do Porto).
 
Preocupações ambientais,
ao mar vai-se descalço
“Nos pólos da cidade, agora definidos, estão previstas mais de 60 propostas com o objectivo de recriar lugares coesos social e economicamente. Entre eixos e equipamentos públicos, são propostas como a Reabilitação do Mercado do Bolhão, já apresentada, como também a Requalificação dos eixos estratégicos: Avenida AEP, Avenida Damião de Góis, Fernão Magalhães, entre as mais de 60 propostas que em breve se tornarão públicas”, adianta a candidatura de Menezes.

Como denominadores comuns dos projectos do plano de repovoamento, Menezes destaca: Fomentar as Artes, a Cultura e a Economia; Criar emprego e estimular o empreendedorismo (benefícios fiscais e sociais); Fixar pessoas com principal incidência da camada jovem; Desenvolver a cidade para uma realidade cosmopolita: local e global; e estabelecer os custos de execução das propostas com base no investimento privado.

* Num passado recente este senhor não teve "tomates" para governar uma coisa ínfima chamada PSD e pirou-se.
A Câmara de Gaia tem um défice estrondoso devido às megalomanias do mesmo senhor.
O saneamento financeiro da Câmara do Porto que se deve a Rui Rio goste-se ou não dele, está em risco de virar para "descalabro financeiro" se Menezes ganhar as eleições para as quais devia estar impedido de se candidatar. Afinal os dinossáurios não foram extintos, ainda sobrevivem algumas avantesmas.
50 mil habitantes ao Porto é fácil, fala-se com o Futre e vêm charters da China. 

 .

.

Sem comentários:

Enviar um comentário