HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Volvo Ocean Race
vale 72 milhões a Lisboa
Um impacto económico entre os 29 e os 34 milhões de euros e um
retorno mediático de 72 milhões foi quanto valeu a passagem da Volvo
Ocean Race por Lisboa, no ano passado
Hoje, na apresentação em Lisboa do regresso da prova para as edições
de 2014/15 e 2017/18, João Lagos, promotor do evento, regozijou-se com a
manutenção da competição na capital.
"Estamos perante um dos cinco maiores acontecimentos desportivos à
escala universal que até 2018, pelo menos, promoverá a imagem do nosso
país pelos quatro cantos do mundo, oferecendo uma exposição mediática
única e inigualável", referiu.
Uma das novidades da edição de 2014/15 é o regresso das mulheres com
uma tripulação 100% feminina. E vai ser estreado o veleiro Volvo Ocean
65 que rende o Volvo Open 70, estando garantidas passagens por Alicante
(Espanha), Recife (Brasil), Abu Dhabi, Auckland (Nova Zelândia), Itajaí
(Brasil), Newport (EUA), Lisboa (Portugal) e Gotemburgo (Suécia).
Para António Costa, presidente da câmara lisboeta, "a realização da
escala da Volvo Ocean Race em Lisboa nas próximas edições, na medida em
que se trata de uma das maiores provas náuticas do Mundo, representará
uma oportunidade única para promover internacionalmente a cidade, a sua
cultura e património e, como tal, mais um marco importante nesta urbe
eleita como centro de grandes eventos".
No ano passado, ao longo de 11 dias, passaram mais de 200 mil
visitantes pela marina de Pedrouços, centro de operações da prova. De
acordo com o estudo da consultora Pricewaterhouse Coopers Portugal, a
passagem por Lisboa proporcionou impacto económico entre os 29,2 e os
34,4 milhões de euros, um efeito económico directo de 16,4 milhões de
euros e efeitos indirectos a oscilar entre os 13 e os 18 milhões de
euros.
Em simultâneo, segundo a organização, a Volvo Ocean Race em Lisboa
foi objecto de 700 horas de cobertura televisiva com audiência estimada
de 111 milhões de telespectadores em 37 países. No plano da imprensa, a
prova chegou a 700 milhões de leitores através de 1421 artigos e, na
Internet, por via do site oficial da Volvo Ocean Race, foram garantidas
5,5 milhões de visitas e 17 milhões de page views.
* Lisboa merece
.
Sem comentários:
Enviar um comentário