01/02/2013

.
 HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Venda de automóveis sobe 
pela primeira vez em dois anos 

A subida foi muito ligeira, mas o suficiente para pôr fim a uma série de 24 meses consecutivos de declínio nas vendas de um dos sectores mais fustigados pela crise em Portugal.
As vendas de automóveis ligeiros de passageiros aumentaram 0,7% em Janeiro de 2013, para 7.007 unidades. Apesar de contra Janeiro de 2012 se terem vendido apenas mais 58 unidades, esta subida homóloga nas vendas ganha destaque por ter sido a primeira desde Dezembro de 2010.

VENDAS AUMENTARAM 0,7%
Nesse mês as vendas dispararam 61,9% para 28.142 veículos dado que os consumidores anteciparam as compras de automóveis devido ao fim dos incentivos ao abate de automóveis antigos, que foi incluído no Orçamento do Estado para 2011.

Segundo os dados da ACAP, em todos os 24 meses seguintes as vendas de automóveis ligeiros de passageiros registaram quedas em comparação homóloga, sendo que as variações negativas foram quase sempre de dois dígitos. A recessão acentuada da economia portuguesa provocou uma forte retracção no consumo das famílias, sobretudo no caso dos bens duradouros, como é o caso dos automóveis.

A subida ligeira de Janeiro não servirá para atenuar a crise que se vive no sector, já que o volume de vendas continua a ser bastante reduzido e bem abaixo das 10 mil unidades por mês.

E tendo em conta todo o mercado automóvel (comerciais e pesados) a tendência continua a ser negativa, com as vendas a descerem 11,9% em Janeiro, para 8.257 unidades. As vendas de comerciais ligeiros desceram 51,3% e de veículos pesados baixaram 25,1%. 

* Valerá a pena deitar foguetes ou a montanha pariu um rabit???

.

Sem comentários:

Enviar um comentário