28/02/2013

.
HOJE NO

"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Papa renuncia oficialmente 
e começa a 'sede vacante' 

Às 19.00 em Lisboa, os guardas suíços fecharam a porta do palácio apostólico de Castel Gandolfo, marcando o fim do pontificado de Bento XVI. 

O papa emérito ficará na residência de verão nos próximos dois meses. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", escreveu às 16.00 o Papa no seu Twitter, onde tem mais de 1,5 milhões de seguidores. A conta será agora suspensa, podendo o próximo papa decidir reativá-la ou não. 
 À mesma hora iniciava a viagem de helicóptero desde o Vaticano até à residência de verão dos papas. Por volta das 16.30, Bento XVI apareceu à varanda de Castel Gandolfo para saudar as centenas de pessoas presentes no pátio."Obrigado pela vossa amizade e o vosso afeto", disse."Não serei mais Papa, a partir das 20.00 [19.00 em Lisboa] mas um simples peregrino que começa a última etapa da sua peregrinação nesta terra", afirmou. 

A renúncia tornou-se oficial às 19.00 (hora de Lisboa), quando os guardas suíços que guardavam a entrada de Castel Gandolfo fecharam a porta e abandoram o local, deixando a segurança do papa emérito (como a partir de agora Bento XVI será conhecido) a cargo dos seguranças. 

À mesma hora, no Vaticano, foram selados os aposentes papais e o camerlengo, o cardeal Tarcisio Bertone, assumiu o Governo da Santa Sé durante o período de 'sede vacante', enquanto não é escolhido o futuro papa. Bento XVI, que passará a ser tratado de "papa emérito", ficará dois meses em Castel Gandofo, até estarem terminadas as obras no mosteiro em que irá residir, dentro da Cidade do Vaticano.

* Uma decisão de bom senso.
. 

Sem comentários:

Enviar um comentário