31/01/2013

.

Gratinado de tomates 

com cogumelos

 

A alimentação é uma boa forma de prevenir e combater problemas de saúde, senão a melhor, afiançam mesmo vários especialistas. Existem inúmeros livros de receitas com boa sugestões para si. É o caso do livro «Viver Mais e Melhor», da autoria de Filipa Vacondeus e da nutricionista Maria Paes de Vasconcelos.

Nesta obra, editada pela Matéria Prima, encontra receitas variadas. Sugerimos-lhe o gratinado de tomates com cogumelos, uma excelente forma de iniciar ou mesmo completar uma refeição. Experimente!

Ingredientes
(4 pessoas)
1 kg de tomate maduro
1 colher (de sobremesa) de orégãos secos
2 colheres (de sopa) de coentros
30 g de manteiga
50 g de cebola
1 dente de alho
200 g de cogumelos laminados
100 g de fiambre em cubos
2 colheres (de sopa) de queijo ralado
Azeite
Sal e pimenta

Preparação 

1. Depois de bem lavados, corte da parte superior dos tomates uma fatia tipo tampa e esvazie cuidadosamente o interior de cada um. Tempere-os com sal e pimenta, junte orégãos e coentros e introduza uma colherzinha de manteiga em cada um. Coloque-os num tabuleiro untado com manteiga e leve-os ao forno, previamente aquecido a 180º C, durante cerca de 20 minutos.
 2. Entretanto doure a cebola cortada em meias-luas finas, o alho esmagado, os cogumelos e o fiambre numa frigideira com o azeite, durante cerca de dez minutos, sem parar de mexer. Quando a cebola estiver dourada, junte os coentros picados grosseiramente e tempere com sal e pimenta.
3. Tire os tomates do forno, recheie-os com este preparado, polvilhe-os com o queijo ralado e leve-os novamente ao forno para gratinar. Sirva-os bem quentes.


A responsabilidade editorial desta informação é da revista
 
 .

Sem comentários:

Enviar um comentário